Dia Nacional da Luta Antimanicomial: conheça os serviços relacionados a saúde mental em Timbó

Dia Nacional da Luta Antimanicomial: conheça os serviços relacionados a saúde mental em Timbó

18 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

Dia 18 de maio é Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Essa data marca a luta pela humanização no atendimento às pessoas com algum transtorno mental.
“Esta luta faz lembrar que, como todo o cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, diz a enfermeira e coordenadora de Saúde Mental Andréia Jeanine Garcia Oss-emer.

A assistência à saúde mental no Brasil passou por importantes mudanças desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. Também em 2001 houveram mudanças na legislação, e entre e 2014 os serviços comunitários em saúde mental expandiram consideravelmente, permitindo o tratamento com respeito, liberdade e possibilitando a reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.

Saiba quais são os serviços relacionados a saúde mental disponíveis em Timbó

O município disponibiliza do serviço de atenção a casos leves e moderados de saúde mental nas Unidades de Saúde (contando com psicólogos) e de um Centro especializado para tratamento de transtornos mentais graves e persistentes. Conta ainda com suporte a saúde mental, com disponibilidade de atendimento psiquiátrico na Policlínica de Saúde de Timbó.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço comunitário em saúde mental microrregional (atende Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Timbó), que foi impulsionado pela Reforma Psiquiátrica. Hoje, em média, 300 pacientes são atendidos com suporte de uma equipe multidisciplinar. O serviço conta com acolhimento inicial, consulta médica, enfermagem, psicoterapia, auriculoterapia (Práticas Integrativas e Complementares), visitas domiciliares, matriciamentos, grupos terapêuticos, medicação assistida. São realizados uma média de 600 procedimentos mensais.

Assessora: Raquel Piske/ Ascom PMT
Arte: Waldemar Neto/ Ascom PMT