Timbó adota serviços digitais para manter atendimento aos pequenos negócios

Timbó adota serviços digitais para manter atendimento aos pequenos negócios

2 de abril de 2020 Off Por Redação

Na Sala do Empreendedor, serviços remotos continuam. Prefeitura também lançou pacote econômico com medidas para auxiliar empreendedores durante a pandemia

Mais do que nunca, se adaptar tem sido palavra de ordem. E os pequenos negócios, talvez os mais atingidos pelas medidas de isolamento social impostas por conta da pandemia de coronavírus, não podem ficar desamparados. Em Timbó, a prefeitura age para minimizar danos.

Em projetos implantados através do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, as adequações já foram estabelecidas. É o caso da Sala do Empreendedor, que continua atuando através de serviços digitais. O atendimento remoto pode ser solicitado através do site da prefeitura (timbo.sc.gov.br) e da Sala do Empreendedor, através do WhatsApp, nos telefones: 47 9 91798758 (Atendente da sala)  e (47) 9 84977793 (diretor de Indústria e Comércio) ou ainda no e-mail [email protected].

No portal, os empreendedores contam com apoio para acessar notas fiscais eletrônicas, emitir certidões negativas de débitos e alvarás, extratos de pagamentos e taxas de serviços, entre outras funcionalidades.

Segundo o prefeito Jorge Kruger, essas iniciativas são essenciais para apoiar a população. “Os pequenos negócios são a base da economia regional e sem eles não há desenvolvimento. Estamos buscando soluções para minimizar danos e garantir a subsistência dos nossos empreendedores, ao mesmo tempo em que medidas são adotadas visando preservar a saúde da população”, comenta.

A assessora técnica da Sala do Empreendedor, Silvia Saul, destaca a importância da formalização do autônomo diante do cenário atual. “A formalização garante, além dos benefícios oferecidos ao MEI na concessão de crédito, como o juro zero e outros criados para viabilizar a manutenção da empresa, a possibilidade de emissão de nota fiscal e contribuição previdenciária com baixo custo”, diz.  Ela também pede aos empreendedores que mantenham a calma nesse momento e analisem a real necessidade de contrair um empréstimo, comparando as taxas de juros oferecidas e período de carência, para que possam reestabelecer o fluxo de caixa da empresa para iniciar o pagamento.

Informa também que todos os protocolos da Sala do Empreendedor estão sendo respondidos e os processos iniciados na sala estão ocorrendo no trâmite normal.  Para saber se o processo está finalizado, basta entrar em contato.

Decreto prorroga prazos de tributos

Além dos serviços digitais, a prefeitura de Timbó publicou no dia 20 de março um decreto municipal que prevê a prorrogação do pagamento de alguns tributos, como IPTU, ISS e taxas referentes a funcionamento e alvarás sanitários.

No caso do ISS, por exemplo, os do período de apuração de março, que venceriam em 15 de abril, foram prorrogados para 15 de julho. Já os tributos referentes a abril, com vencimento para 15 de maio, foram prorrogados para 17 de agosto.