Timbó – Secretaria de Saúde divulga novas ações de enfrentamento à Covid-19

Timbó – Secretaria de Saúde divulga novas ações de enfrentamento à Covid-19

25 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

A seguir, veja quais são as estratégias de enfrentamento da quebra do ciclo de transmissão da Covid-19 na Atenção Primária da Saúde.

  • Considerando o aumento crescente dos casos positivos de COVID;
  • Considerando que a Unidade de Saúde é a porta de entrada do SUS;
  • Considerando que a unidade de saúde realiza diariamente consultas médicas e de enfermagem, curativos, medicações, vacinas, pequenos procedimentos, exames/testes rápidos, preventivos, puericultura, pré-natal, avaliações antropométricas, aferição de PA e glicemia entre outros;
  • Considerando que estamos vivenciando uma pandemia, o que também implica em aumento de demanda e em restrições, devido aos riscos de contágio e diminuições constantes no número de profissionais pelos afastamentos decorrentes da exposição ocupacional dos mesmos;
  • Considerando que estamos em Campanha de vacinação contra o covid-19 aos idosos conforme estratégia da vigilância epidemiológica municipal Conforme Programa Nacional de Imunização do governo Federal;

Diante das questões citadas, e após uma reunião realizada em 25 de fevereiro de 2021, onde estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Policlínica de Referências e Atenção Básica, foram desenvolvidas estratégias a fim de evitar o aumento da disseminação do vírus na comunidade.

Desta forma, a partir de do dia 1º de março de 2021 fica estipulado que:

  • As unidades de Saúde no período matutino (com atendimento das 7h30 às 12h) atenderão somente pacientes com suspeita de síndrome gripal e portadores que necessitam de avaliação médica. Nesse período a sala de vacina estará fechada e os demais atendimentos devem ser analisados e orientados conforme necessidade.
  • No período Vespertino das (com atendimento das 13h às 16h30) o atendimento será voltado à demanda programada de agendas de gestantes, crianças, vacinas, curativos, retorno de exames e demais procedimentos. Neste período os pacientes com síndrome gripal devem ser orientados a se encaminhar ao Pronto-Socorro respiratório do Hospital Oase. Pessoas que estiverem com sintomas leves poderão retornar no outro dia para avaliação.
  • As coletas de pacientes suspeitos de Covid-19 continuam sendo realizadas no Centro de Atendimento de Covid-19, situado na Rua Germano Brandes Sênior, número 801, esquina com a Rua Venezuela.

Vacinação

  • A primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos entre 85 e 89 anos será administrada e aplicada na Unidade de Saúde após o horário de atendimento, ou seja, das 16h30 às 18h30. Os idosos serão convocados conforme agendamento prévio organizado pela equipe.
  • A segunda dose da vacina para os idosos acima de 90 anos será aplicada nas respectivas residências das pessoas, evitando que elas se exponham e corram qualquer risco.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Arte: PMT