Trilha Filmes busca apoio para projeto de documentário que fala sobre a Economia Criativa em Santa Catarina

Trilha Filmes busca apoio para projeto de documentário que fala sobre a Economia Criativa em Santa Catarina

10 de março de 2020 Off Por Redação

Numa peça de teatro, quantos profissionais se envolvem para que o público se sinta parte da história? Música, iluminação, cenário, roteiro, divulgação, logística, figurino, tecnologia. Pessoas de diferentes formações, apaixonadas por contar histórias que impactam outras pessoas. Uma indústria criativa se une para produzir um espetáculo que entretém, emociona, diverte, provoca reflexão, leva cultura, informação – e ainda gera emprego e renda. Este é o enredo do filme Conectados, da blumenauense Trilha Filmes, que irá documentar o quão complementares são os setores da cultura artística, editorial, animação, game, publicidade, arquitetura, moda ou outra manifestação criativa que fuja da massificação e que tenha por essência impactar realidades e conectar pessoas. “A obra audiovisual irá valorizar os diferentes setores da indústria criativa que trabalham de forma conectada, fortalecendo a economia catarinense”, comenta a jornalista, sócia da Trilha Filmes e uma das idealizadoras do projeto, Letícia Silva.

O documentário Conectados acaba de ser aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC 192905) e está em fase de captação. “Empresas, tributadas com base no lucro real, podem repassar até 4% do imposto de renda (IR) ao projeto. É uma forma de incentivar a produção e a cultura local, de poder divulgar a sua marca e ainda saber exatamente onde essa parte do imposto está sendo aplicada. Vale lembrar que o valor incentivado é usado exclusivamente para a produção do projeto que, entre diversos custos, inclui contratação de profissionais, empresas e prestadores de serviços, o que contribui diretamente para a economia e o fomento da cadeia produtiva. Pessoas físicas que fazem a declaração completa do IR também podem contribuir com até 6% do imposto de renda devido”, explica a produtora executiva, Soila Freese. Empresas interessadas em investir no projeto podem entrar em contato com Letícia pelo (47) 99136-0207 e com Soila Freese pelo (47) 99243-9789.

“Com o surgimento de diferentes iniciativas em Santa Catarina para promover o trabalho colaborativo entre os setores da Economia Criativa, sentimos a necessidade de fomentar o potencial de expansão desta cadeia. Movimentos como o Floripa Conecta, o Impact Hub e o SC Criativa reúnem diversos pro­fissionais em torno de debates relevantes sobre temas em comum. Mas ainda há, à margem, empreendedores que nem sabem que fazem parte de um universo muito maior e que podem se conectar para se tornarem mais fortes”, complementa Letícia. “Santa Catarina tem a 4ª maior indústria criativa do país. São 239 mil empresas no Brasil e 1.545 em SC. 40% de pequeno porte, de acordo com o relatório de Rotas Estratégicas Setoriais 2018, editado pela Fiesc. Isso signi­fica que 9.740 empregos formais contribuem para 2,3 do PIB estadual (dados de 2015). É um setor que, entre 2011 a 2016, cresceu 12,7%”, acrescenta.

Segunda Leticia, o documentário Conectados será um produto da indústria criativa catarinense, produzido no Vale do Itajaí, onde estão 22% das empresas criativas do Estado, mas que irá conectar empreendedores criativos de toda Santa Catarina. A trilha sonora original será composta por um músico catarinense, assim como toda a produção deste audiovisual será composta por pro­fissionais do Estado.

TRILHA FILMES
Produtora de conteúdo em vídeo. Atua desde 2018 com foco em roteiro e produção audiovisual, apostando na força das histórias para inspirar e conectar pessoas. Formada por jornalistas com mais de 18 anos de experiência pro­fissional nos maiores veículos de comunicação de Santa Catarina, a Trilha Filmes trabalha por projetos e entrega soluções eficazes em comunicação audiovisual para o cliente ao se conectar, sob demanda, com editores de vídeos, assessorias de imprensa, agentes de digital influencers e portais. Além de três documentários, a Trilha Filmes atendeu nos últimos dois anos clientes diretos como Unicred, Unimed, Tecnoblu, SCMC, Rádio Atlântida, NSC Total, O Município Blumenau, Ultra Trail Eventos, Informe Blumenau, Jogos Abertos de Santa Catarina e Construcolor. Acompanhe as novidades pelo www.trilhafilmes.com

SERVIÇO
Captação documentário Conectados (PRONAC 192905)
Contatos: Letícia da Silva (47) 99136-0207, Soila Freese (47) 99243-9789.
Conta Captação: Banco do Brasil
Agência: 2307-8
Conta: 223.329-0


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Arte: Luiz Felipe Cipriano