Ascurra decreta situação de emergência após forte temporal na noite de domingo

Ascurra decreta situação de emergência após forte temporal na noite de domingo

25 de janeiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Um forte temporal atingiu a cidade de Ascurra na noite de domingo. Segundo uma das estações pluviométricas da CEMADEN, localizada na BR-470, foram mais de 100 mm de chuva em um curto período de tempo. Alagamentos, enxurradas e quedas de barreiras foram registradas por toda a cidade. Desde a noite de ontem a equipe da Defesa Civil, com apoio dos Bombeiros Voluntários, esteve de plantão atendendo as ocorrências no município. Nesta manhã de segunda-feira, o prefeito municipal Arão Josino decretou Situação de Emergência.

—  “Ao lado da nossa equipe de servidores, não mediremos esforços para dar todo o suporte necessário para quem precisa. Estive nas ruas até as 3 horas da manhã acompanhando a situação. Reunimos nossa equipe logo pela manhã e estabelecemos o cronograma de trabalhos para o dia de hoje. Pela situação de momento, já declaramos situação de emergência e agora estamos fazendo o relatório de danos para enviar ao governo estadual” – destacou o prefeito Arão Josino.

Em dados extraoficiais, foram 70 casas prejudicadas, atingindo 500 pessoas aproximadamente. Foram registrados pontos de alagamento no Centro, bairro Vila Nova, São Francisco, Estação e Tamanduá. Deslizamentos de terras atingiram o bairro Guaricanas, Estação, Ilse, São Francisco e Tamanduá.  Os trabalhos da equipe de Obras da prefeitura, que iniciaram durante a madrugada, seguem acontecendo para a recuperação da cidade.

A Defesa Civil de Santa Catarina esteve na cidade verificando a situação. O Cabo dos Bombeiros Militares Fabrício da Costa Lopes, representante da Defesa Civil de Santa Catarina nos municípios do Médio Vale do Itajaí, veio acompanhar os estragos causados pelas chuvas e discutir os encaminhamentos de apoio.

Na última semana, o município já havia registrado diversas ocorrências por conta das chuvas. A principal delas foi uma queda de barreira na Rua Aderbal Ramos da Silva, que isolou o bairro Guaricanas na sexta-feira. Após a retirada de 85 caçambas de barro e um dia inteiro de trabalho, a via foi novamente liberada.

Com a previsão de tempo instável para os próximos dias, a Prefeitura de Ascurra orienta que a população que reside em áreas consideradas de risco, como próximo a encostas, monitore a situação do local e acione a Defesa Civil municipal em qualquer caso de perigo ou emergência. O contato pode ser feito através do telefone (47) 98414-3396. Os Bombeiros Voluntários da União também podem ser acionados, através do 193.


Richard Ferrari – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ascurra