Gaspar – Associados da Acig participam de encontro virtual com prefeito e PM

Gaspar – Associados da Acig participam de encontro virtual com prefeito e PM

30 de junho de 2020 Off Por Redação

A reunião que aconteceu na tarde do dia 25 e reuniu integrantes da Associação Empresarial de Gaspar teve o objetivo de aproximar o empresário das esferas públicas e esclarecer as posturas de combate à pandemia

 

No encontro virtual que serviu para sanar dúvidas dos empresários sobre assuntos como liberações e restrições em tempos de pandemia, prazos e ações para a retomada da economia, uma colocação foi taxativa: “Todos os dias surgem novas informações e o fato é que ainda não sabemos exatamente a estratégia mais eficaz para combater o nosso inimigo. Mas é essencial que cada um de nós faça a nossa parte, pois é um problema que chega a todos e não custa mantermos os cuidados de distanciamento, máscara e álcool gel”. A fala foi do prefeito Kleber Wan-Dall, um dos convidados a participar da conversa.

Com a descentralização das decisões do governo do estado, deixando a cargo de cada município a escolha pelas medidas de combate ao coronavírus, a partir do dia 5 de julho as prefeituras terão autonomia pra regulamentar o que vai ou não abrir e a Polícia Militar deve auxiliar na fiscalização. Nesse sentido, o comandante da PM da cidade, Major Pedro Carlos Machado Júnior, ressaltou que todas as restrições estabelecidas são técnicas, feitas através de estudo com especialistas dos segmentos envolvidos. “A fiscalização em ambientes comerciais, por exemplo, garante que os cuidados relacionados à Covid-19 sejam cumpridos. É importante o bom senso da população. Quanto ao trabalho da PM, podemos destacar que houve uma queda de cerca de 20% em roubos e furtos com relação a 2019. Claro que o fato das pessoas estarem mais tempo em casa tem um peso nesse resultado. No entanto, a perturbação do sossego vem aumentando, especialmente as reclamações de som alto vindas de festas menores, em locais inadequados, como residências. No sábado passado foram 19 ocorrências simultâneas”, explicou.

O encontro tinha o objetivo de dar oportunidade ao associado para falar diretamente com o prefeito e com o comandante da PM. Questionados sobre a previsão de abertura de espaços para eventos particulares, Kleber Wan-dall respondeu: “O grande desafio desse tipo de decisão é o efeito dominó – se um pode por que o outro não? Por isso, no momento tudo se encaminha para de manter a proibição. Não é uma decisão fácil e é importante analisar se há a possibilidade de abertura mais pra frente. Tudo passa pela análise do grupo de profissionais e especialistas. Até termos uma melhora na curva de casos de coronavírus, com diminuição de infectados, esse segmento deve permanecer sem atividades.”

Quanto ao retorno das aulas regulares e creches, o prefeito destacou que o assunto é discutido diariamente devido ao impacto da suspensão dessas atividades na sociedade. “Estamos estudando para tomar uma decisão embasada em cuidados. No momento não há uma resposta ainda. Sabemos que para os pais é importante o retorno, mas é uma situação bastante complexa. Teremos que ter um mínimo de segurança para a retomada e ter a operacionalização muito bem definida”, pontuou, afirmando que pensando numa possível volta às atividades, foram adquiridos termômetros e equipamentos de sanitização para as escolas.

Os empresários que quiserem reivindicar a abertura do negócio ou dar sugestões ao poder público sobre a retomada das atividades, podem protocolar sugestões e dúvidas junto à Defesa Civil de Gaspar. “Durante a reunião online promovida pela Acig, uma das dúvidas surgidas seguiu este caminho. A Acig assumiu a realização do trâmite para o seu associado, para assim apoiar o empresário na busca de resoluções durante a pandemia, e se mantém à disposição para apoiar todos os associados neste sentido”, destaca o presidente da entidade, Nelson Bornhausen.


Roberta Koki
Jornalista | Trevo Comunicação