AutismoS Presente 2: iniciativa de formação para a inclusão na sala de aula retoma programação

AutismoS Presente 2: iniciativa de formação para a inclusão na sala de aula retoma programação

29 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

Projeto, que é uma parceria da Uniasselvi com o Instituto AutismoS e a REUNIDA, já formou mais de 35 mil pessoas em sua primeira edição

 

 

Depois de destacar as particularidades e potencialidades da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na primeira edição, o projeto AutismoS Presente chega ao seu segundo ano com uma nova abordagem. Agora a iniciativa de formação continuada para profissionais da rede de educação fala sobre as comorbidades associadas ao TEA e como o entendimento delas pode tornar a sala de aula um espaço mais inclusivo.

O AutismoS Presente é uma realização da Uniasselvi em parceria com o Instituto AutismoS e a REUNIDA e realiza uma série de debates, palestras, vídeo aulas e seminários com o intuito de jogar luz sobre o autismo em todas as suas vertentes. A ideia é atualizar o (a) profissional de educação para receber e incluir o (a) aluno (a) com autismo, seja na rede de educação básica ou na formação universitária. Na primeira edição, mais de 35 mil pessoas realizaram a formação.

Por conta da pandemia, toda a agenda de 2021 será digital, potencializando a oportunidade de participação para profissionais em todo o país: “Aumentando assim a rede inclusiva, desmistificando os mitos existentes, mostrando, através das formações, a realidade vivida pela pessoa com autismo e por todos ao seu redor. Afinal, todo conhecimento e todo aprendizado só são válidos, se compartilhados.” diz Juliana Uggioni, gestora pedagógica do Instituto AutismoS e Conselheira Nacional da REUNIDA. Para participar, basta se inscrever em https://autismospresente.uniasselvi.com.br/.

São três etapas que compõem o projeto: a formação de multiplicadores (as) voluntários (as), que irão apoiar nas etapas seguintes; a formação dos (as) profissionais de educação e a realização de eventos nacionais e internacionais. Nesta última frente, já está confirmado o seminário “AutismoS – Um mundo plural de aprendizados, organizado pelo Instituto AutismoS”, que ocorre no dia 31 de março, com transmissão pelo canal do Youtube da Uniasselvi.

Sobre o Instituto AutismoS

O AutismoS é um instituto composto por um grupo de voluntários independentes que busca realizar e promover projetos relacionados à formação continuada gratuita aos profissionais da educação, à sensibilização e à conscientização sobre o TEA de forma diferenciada e dinâmica. O projeto surgiu em 2018 em Santa Catarina e realiza seminários, palestras, cursos de educação continuada, entre outras ações. Milhares de pessoas já participaram das propostas em todo o país.


Sabrina Hoffmann
Jornalista – assessora de imprensa