Boletim de Notícias da Prefeitura de Ascurra – 25/03/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Ascurra – 25/03/2021

25 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

Conscientização e ciência: Ascurra registra queda nos casos ativos de coronavírus.

Um boletim divulgado na última segunda-feira pela Associação do Municípios do Médio Vale do Itajaí, a AMMVI, apresenta os dados de contaminados pelo novo coronavírus nas 14 cidades da região. Os números de Ascurra chamam a atenção, já que o município registra o menor percentual de contaminados, com 18 pessoas em tratamento, ou seja, 0,22% dos moradores da cidade. O segundo lugar fica com o município de Guabiruba, com 0,44% da população em tratamento da COVID-19. O maior índice é de Doutor Pedrinho, com 1,59%.

Porém, de acordo com o prefeito da cidade, Arão Josino, o destaque é a queda no número de contaminados nos últimos quinze dias, que caiu 77%. “No dia 8 de março atingimos 76 casos ativos, o maior número desde o início da pandemia. Com isso, intensificamos as campanhas de conscientização, reforçando para a população a importância de manter todos os cuidados. Adotamos a estratégia de manter uma comunicação transparente e firme, priorizando as redes sociais, em que mostramos para todos a gravidade da situação. A população entendeu e os resultados positivos a gente percebe agora, com 18 casos ativos. A queda é muita significativa, mais de 75% em quinze dias. E isso tudo é resultado de ações de conscientização e da aderência da sociedade”, comenta.

Arão, que é o prefeito mais jovem da região, fala ainda sobre campanha lançada nas redes sociais para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. “Existem muitas informações desencontradas sobre a doença ainda, mas já temos duas certezas. A primeira delas é que o melhor tratamento precoce é a conscientização da população. A segunda é que a vacinação em massa é a solução para sairmos dessa crise. Buscamos aliar essas duas frentes e lançamos a campanha Quem Ama Ascurra se Vacina, que ao mesmo tempo alerta para a importância da responsabilidade individual e da ciência”, comenta.

 

Ascurra de Oportunidades começa a tomar forma.

Uma das principais propostas em 2021 da Prefeitura de Ascurra, o programa Ascurra de Oportunidades começou a tomar forma no município. O objetivo desse programa será, como o nome já diz, proporcionar mais oportunidades para a população ascurrense, especialmente para os jovens. O governo municipal buscará isso através da oferta de cursos profissionalizantes e incentivos aos empreendedores locais.

Os cursos de Lei Geral de Proteção de Dados, Lógica de Programação com Python e Modelagem de Negócios tiveram as inscrições abertas na última semana com grande procura da população. As inscrições seguem até esta sexta-feira, dia 26 de março, através do site da Prefeitura Municipal.

Outra atividade ofertada através do Ascurra de Oportunidades será a Capacitação para o mercado de trabalho, com público alvo de jovens entre 16 e 18 anos, de preferência que estejam cursando o ensino médio. As inscrições para essa formação seguem abertas até o dia primeiro de abril, quinta-feira. Lembrando que, neste curso, as inscrições são para participar de um processo seletivo para buscar um lugar na turma, já que as vagas são limitadas (35 estudantes).

Você pode conferir todos os detalhes sobre esses cursos e sobre o Ascurra de Oportunidades no site da Prefeitura Municipal, acessando o www.ascurra.sc.gov.br.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Ascurra já vacinou mais de 8% da população com primeira dose contra o coronavírus

A Prefeitura de Ascurra, através da Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica do município, seguem trabalhando para realizar a vacinação contra o coronavírus da forma mais eficiente possível. Nesta semana, o município chegou a 670 pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante, o que corresponde a 8,7% da população total.

Deste grupo, 146 pessoas correspondem a profissionais da saúde, 24 a idosos de 90 anos ou mais, 63 a idosos entre 85 e 89 anos, 84 a idosos entre 80 e 84 anos, 122 a idosos entre 75 e 79 anos e 231 a idosos entre 70 e 74 anos. A segunda dose já foi aplicada em 127 pessoas, lembrando que existe diferença no intervalo de aplicação das doses para imunizantes de laboratórios diferentes.

Na sexta-feira, dia 26 de março, Ascurra já iniciará a vacinação em um novo grupo: idoso de 68 e 69 anos. A partir de agora, não é mais necessário o agendamento para ir até o posto de vacinação. Serão distribuídas 150 senhas, no dia da vacinação, que correspondem ao número de doses disponíveis para este grupo naquele momento.

A vacinação acontece em sistema de drive trhu, onde a pessoa é vacinada sem precisar descer de seu carro, somente no período matutino no ESF Dr. Armando Zonta, no centro. O horário será das 08h às 12h.

 

Assistência Social de Ascurra recebe doações das Lojas Quero-Quero

Na última semana o setor de Assistência Social da Prefeitura de Ascurra recebeu doações das Lojas Quero-Quero. A rede de lojas, com uma unidade na cidade de Rodeio, ofereceu as doações com o objetivo de beneficiar famílias carentes de nosso município.

Foram doados roupeiros, travesseiros e camas de casais, que serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade social, conforme os dados da Assistência Social municipal.

A Prefeitura de Ascurra agradece as Lojas Quero-Quero pela doação, em especial ao coordenador da unidade de Rodeio, Ademar Kolm, e ao vendedor Fabrício Voigt. A gestora de Assistência Social do município, Samira Valcanaia, a assistente social Vanessa Munique Fava, o vice-prefeito Soires Trentini e o vereador Gilberto Felippi acompanharam a entrega dos materiais.

 


Richard Ferrari – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ascurra