Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 01/03/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 01/03/2021

1 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

Prefeito assina decreto municipal com novas medidas de prevenção à Covid-19

Na tarde de sábado, dia 27 de fevereiro, o prefeito de Indaial, André Moser, assinou o Decreto nº 3210/21, que estabelece novas medidas de enfrentamento à crise de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana da Covid-19.

A partir dessa data, em mercados e estabelecimentos congêneres deve ser restringido, pelo período de 14 dias, o acesso de apenas uma pessoa por família, com exceção de pessoas que, por sua enfermidade ou limitação de locomoção, necessitem de auxílio de terceiro, permitindo-se, também, o acesso de mãe com criança com idade inferior a três anos, em razão da dependência materna, limitada à capacidade de acesso em 50%.

O objetivo é a diminuição da circulação de pessoas nos estabelecimentos da cidade. “Estamos vivendo uma situação de emergência novamente. Contamos com a colaboração e a conscientização da comunidade. Buscamos adequar as restrições da melhor maneira possível. No geral vamos seguindo as orientações do Governo Estadual, conforme a lei. É hora de união e que cada um possa fazer a sua parte”, disse o prefeito.

 

HBR trabalha na ampliação de mais 10 leitos de UTI Covid-19

O Município de Indaial vem trabalhando incansavelmente para aumentar a rede de atendimento aos pacientes de Covid-19 diante da situação de emergência que Santa Catarina enfrenta, principalmente com a ocupação máxima dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beatriz Ramos.

Para dar fôlego aos atendimentos no único hospital da cidade, o HBR pactuou com a Secretaria de Estado da Saúde a abertura de mais dez leitos de UTI Covid-19. O Hospital já recebeu dez respiradores do Governo do Estado e aguarda a vinda de mais dez monitores e 50 bombas de infusão.

“Também precisamos do Estado para o custeio com profissionais e medicamentos, por exemplo. Estamos em tratativas para verificar a viabilidade deste repasse”, explica a administradora do HBR, Adriane Ferrari.

No decorrer da semana, o Hospital trabalha para montar a estrutura dos leitos. “Na segunda queremos que ele já esteja equipado para poder ser usado, caso necessário. Inicialmente o Governo Estadual vai custear as diárias de ocupação até sair a portaria de habilitação por parte do Ministério da Saúde, depois será com o governo federal o repasse”, detalha a administradora.

“A situação é crítica e pedimos para que a população tome cuidado redobrado. A prevenção ainda é o melhor remédio e precisamos continuar nos cuidando, fazendo uso de álcool gel e máscara, além de mantermos o distanciamento social”, ressalta o prefeito, André Moser.

 

Saúde de Indaial amplia vacinação da Covid-19 para nova faixa etária de idosos

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Indaial dá prosseguimento à campanha de vacinação contra a Covid-19 e amplia a imunização para novos grupos de idosos. Usuários com idade entre 85 a 89 anos poderão fazer seu agendamento para serem imunizados de segunda (1º) a sexta (5) no Indaprev (rua Marechal Floriano Peixoto, 80, Centro).

O pré-cadastro de vacinação deve ser feito pelo link: https://bit.ly/3pwc8Zz

Já no sábado (6) a Secretaria realiza o Dia D 80+, das 8h30 às 16h30, no Sais (rua Leoberto Leal, bairro Tapajós), no modelo drive-thru (sem precisar sair do carro). Na ocasião serão vacinados com a 1ª dose os usuários com mais de 80 anos e com a 2ª dose os idosos acima de 90 anos. É preciso apresentar Cartão do SUS e documento com foto.

Mais informações pelo telefone (47) 3281-7100 (também WhatsApp).

Novas doses

Na última sexta, 26 de fevereiro, Indaial recebeu mais 1.340 doses da vacina Coronavac, das quais 880 serão destinadas para aplicação da 1ª dose e 460 para a 2ª dose.

Vacinação em profissionais da saúde

“Se algum trabalhador da saúde atuante da rede pública e privada ainda não tiver sido vacinado é possível fazer o agendamento pelo site da Secretaria. A aplicação da vacina vai acontecer de segunda a sexta, no Indaprev”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

 

 

Usuários com sintomas respiratórios devem buscar atendimento nas unidades de saúde e no Centro à Covid-19


A Secretaria de Saúde de Indaial reforça aos usuários com sintomas respiratórios a importância de procurar atendimento nas unidades ou no Centro à Covid-19 (fundos do Sais), evitando assim o Hospital Beatriz Ramos, que deve ser usado preferencialmente em casos de urgência e emergência.

Para atender a demanda crescente de sintomáticos respiratórios, os horários desse serviço foram ampliados recentemente pela Secretaria.

O Centro de Atendimento à Covid-19, na rua Leoberto Leal, bairro Tapajós, funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 17h. Excepcionalmente no domingo, dia 28 de fevereiro, abriu das 8h às 12h para auxiliar na demanda do HBR, que havia se intensificado no fim de semana.

O Centro de Atendimento à Covid-19 atendeu de sexta (26) a domingo (28) 185 usuários. Já o HBR registrou nesse período 75 atendimentos.

No próximo domingo, 7 de março, o Centro será aberto novamente, desta vez das 8h às 17h.

As equipes de saúde nos bairros também estão recebendo esses pacientes. Nas Unidades, o atendimento a usuários sintomáticos respiratórios acontece pela manhã, das 8h às 12h, de segunda a sexta. De 22 a 26 de fevereiro foram atendidos cerca de 80 usuários.

“Estamos monitorando a situação. Evite o HBR, precisamos manter apenas a circulação de pessoas para situações que não podem ser absorvidas nas unidades. Também reforço que as medidas de prevenção devem continuar. É importante usar máscara e álcool em gel e evitar aglomerações”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

—-
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial