Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 05/02/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 05/02/2021

5 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Profissionais da saúde de Indaial devem fazer pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Saúde, informa que ainda está aberto o pré-cadastro dos trabalhadores de saúde para agendamento da vacinação contra a Covid-19. Nessa etapa a prioridade continua sendo a de imunizar os profissionais atuantes acima de 60 anos com ou sem comorbidades e trabalhadores com comorbidades, tanto da rede pública como da rede privada. Os profissionais de saúde estão dentro do grupo prioritário da vacinação, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.

“Depois do pré-cadastro vamos avaliar a situação profissional de cada inscrito. Se estiver enquadrado nos critérios procederemos com a marcação do dia para a imunização”, esclarece o secretário de Saúde, Paulo Moschetta. Informações sobre o pré-cadastro estão disponíveis no link: http://www.saudeindaial.sc.gov.br/index.php/informacoes/vacinacovid19-2

Boletim de Vacinação Covid-19

Para dar mais transparência à aplicação das vacinas contra a Covid-19 em Indaial, a Prefeitura desenvolveu um boletim semanal que apresenta o público-alvo da campanha e também o número de doses aplicadas.

Indaial recebeu até esta sexta, 5 de fevereiro, 730 doses: 400 doses da Coronavac em 19 de janeiro, 280 doses da AstraZeneca em 27 de janeiro e 50 doses da Coronavac em 5 de fevereiro.

Desse total, 421 doses já foram aplicadas: 412 em trabalhadores da saúde e 9 em idosos de instituições de longa permanência.

“Estamos aplicando as doses conforme os agendamentos dos profissionais que realmente se enquadram agora: profissionais atuantes acima de 60 anos com ou sem comorbidades e trabalhadores com comorbidades. Depois de atingirmos esse grupo seguiremos para os demais. Vamos aguardar as orientações do Ministério”, explica Paulo.

Cada cidadão deverá tomar duas doses da vacina, da mesma composição. Por isso, quem foi imunizado com a vacina da Coronavac na primeira vez irá receber na segunda também, assim como vai acontecer com a vacina da AstraZeneca.

Ainda nesta sexta, 5, a Secretaria de Saúde de Indaial recebeu 400 vacinas da Coronavac para aplicação da segunda dose nas pessoas já imunizadas. Ela será realizada após 21 dias da primeira dose.

“Sabemos que a população espera ansiosamente pela vacinação, contudo precisamos realizar a imunização dentro dos grupos estabelecidos pelo Ministério. Também dependemos do governo federal para o recebimento das doses. Todos os protocolos definidos são seguidos pelo município. Nosso objetivo é ser transparente com a comunidade”, afirma o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

Educação de Indaial realiza contratações para o quadro de profissionais

Nessa segunda, dia 1º, a Secretaria de Educação de Indaial deu início ao ano letivo na rede pública municipal. As aulas acontecerão de forma presencial e a distância, conforme pesquisa realizada com as famílias e adequações das salas para atendimento às regras de distanciamento.

A pandemia da Covid-19 impôs vários desafios à Secretaria de Educação, que vem se adequando a essa nova realidade. O quadro de profissionais para atender a demanda de alunos é um deles.

Além dos servidores efetivos anualmente são admitidos profissionais em caráter temporário. Desde dezembro a Secretaria realiza chamadas para contratação de ACTs e trabalha para fechar o quadro de professores em sala de aula.

“Hoje temos 95% das turmas com professores regentes. 1.100 funcionários já estão no quadro de profissionais. Na próxima semana lançaremos a sétima chamada para ver se finalizamos as contratações necessárias. Neste ano atípico tivemos muitos professores que não compareceram na escolha de vaga e outros desistentes após escolherem seu local de trabalho na chamada”, explica o secretário de Educação, Jairo Gebien.

Independente disso, enfatiza o secretário, nenhum estudante deixará de receber conteúdo escolar. “Para as turmas que ainda não têm professor regente, os coordenadores pedagógicos e auxiliares de direção, por exemplo, podem repassar o planejamento proposto até que o professor titular seja contratado”, detalha Jairo.

Indaial é contemplada com veículo para a assistência social

Nessa quinta, 4, o prefeito André Moser e o secretário de Desenvolvimento Social, Matusalém Barcelos Machado, participaram do ato de entrega de 225 veículos de passeio para a assistência social de 135 municípios catarinenses. O evento, organizado pelo Ministério da Cidadania, teve a presença do presidente Jair Bolsonaro e ocorreu na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Florianópolis.

Indaial foi contemplada com um carro Grand Siena. “O veículo será utilizado para atender os serviços de proteção social básica no município”, explica o secretário, Matusalém Machado.

Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial