Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 27/04/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 27/04/2021

27 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

Saúde reorganiza atendimentos médicos para ampliar a cobertura da população atendida

A Secretaria de Saúde está reorganizando os horários dos profissionais para ampliar a cobertura da população atendida. A partir da próxima segunda, 3 de maio, serão retomadas as consultas médicas na ESF Adriana Juceli Cattoni, no bairro Mulde, e ESF Doutor Nilo de Freitas, no bairro Rio Morto.

Os pacientes da ESF Adriana Juceli Cattoni, que eram referenciados temporariamente para a ESF Albert Sabin (Encano do Norte), voltam a ser atendidos em sua unidade de origem. O horário de funcionamento da ESF permanece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto às quartas quando a unidade encerra o atendimento às 15h para reunião de equipe. O atendimento médico acontecerá nas terças, quintas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Com relação à ESF Doutor Nilo de Freitas, o atendimento médico será de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – nas quartas encerra mais cedo, às 15h.

Em ambas as unidades, os usuários com sintomas respiratórias ou agudos deverão procurar a ESF no período matutino. O atendimento de demandas não urgentes será realizado mediante agendamento prévio no período da tarde.

“Reorganizamos os atendimentos nas unidades para que nenhum usuário fique desassistido. Alguns médicos têm carga horária menor que 40h ou estão no período de usufruírem seus direitos trabalhistas como férias. Queremos ampliar mais a cobertura de atendimento para suprir a demanda, mas enfrentamos dificuldade na contratação de profissionais”, expõe o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

No último processo seletivo realizado pela Prefeitura, 53 profissionais foram classificados, mas somente cinco aceitaram assumir a vaga, dos quais três já trabalhavam na Secretaria (renovaram o contrato ou aumentaram a carga horária), um saiu e outra vai encerrar o contrato.

A Secretaria também lançou neste ano o edital de concurso público para novas contratações. A prova foi realizada no dia 18 de abril. “Vamos aguardar a classificação e começar o chamamento. No caso de concurso, após conhecimento da convocação, o candidato tem 30 dias para assumir a vaga”, explica o secretário.


Alunos da rede municipal de Indaial iniciam aulas de robótica no contraturno escolar

A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Educação, segue investindo em novos programas para melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. Entre as novidades está o lançamento do Projeto Robótica Educacional, uma atividade extracurricular para alunos do 6º e 7º ano.

As aulas iniciaram nessa segunda, 26, acontecerão uma vez por semana e terão a duração de 1h45min. Ao todo serão atendidos 16 grupos de trabalho, beneficiando 160 alunos. O Projeto funcionará na sala de Robótica Educacional, sediada na rua Castelo Branco, 211, Centro, anexa ao Centro de Educação de Jovens e Adultos.

A Robótica Educacional busca proporcionar um aprendizado prático baseado na resolução de problemas e criação de soluções, incentivando o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a tomada de decisões, o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade, dentre outras competências e habilidades.

A cada aula serão apresentados temas relacionados ao cotidiano do estudante e cenários desafiadores que irão estimular a busca de soluções por meio da construção e programação de mecanismos robóticos feitos com kit EV3 Mindstorms da LEGO.

“O ensino da robótica aproxima os estudantes das tendências tecnológicas, intensifica e constrói saberes. Essas competências são cada vez mais exigidas em todos os campos da vida cotidiana, principalmente por conta da era da educação 4.0 e do mercado de trabalho, que vêm revolucionando o modo como as pessoas pensam e se comportam”, comenta o secretário interino de Educação, Silvio César da Silva.

“A constante inovação tecnológica gera novas demandas na sociedade em que estamos inseridos. Precisamos desenvolver em nossos alunos as competências básicas para que saibam criar soluções a esses desafios. A atividade no contraturno escolar é uma grande oportunidade para os estudantes que desejam se aprimorar”, destaca o prefeito, André Moser.

Além do Projeto de Robótica, a Secretaria de Educação realiza no contraturno escolar o curso de Iniciação Profissional, em parceria com o Senai, para estudantes do 8º e 9º ano, e o Projeto Escola Integral na EBM Encano Central.


Indaial assina adesão à nova fase do projeto Cidade Empreendedora

Uma nova fase do programa Cidade Empreendedora vai levar a Indaial iniciativas de apoio ao desenvolvimento econômico local. A Prefeitura assinou neste mês a renovação do convênio com o Sebrae/SC e garantiu a continuidade do projeto pelos próximos dois anos.

O prefeito André Moser destaca que as ações do Cidade Empreendedora foram estratégicas para o Município. “Apesar do cenário adverso que enfrentamos no último ano com a pandemia, conseguimos trazer para Indaial ações fundamentais de apoio aos empreendedores. Aderindo novamente ao programa, daremos continuidade às ferramentas de incentivo para a retomada da economia”, comenta.

Em 2020, o projeto contribuiu na implantação de iniciativas como o programa Juro Zero, a realização de ações da Sala do Empreendedor através de consultorias gratuitas e a organização do Plano Municipal de Turismo. As próximas iniciativas do Cidade Empreendedora em Indaial serão divulgadas nas próximas semanas.

Texto: Insight Consultoria


Informe sobre atendimentos no Centro à Covid e coleta de lixo no Feriado

Neste sábado, 1º de maio, Feriado do Dia do Trabalho, o Centro de Atendimento à Covid, no bairro Tapajós, estará fechado. A Secretaria de Saúde ainda informa que a partir de maio o Caec não abrirá aos domingos devido à baixa procura da população pelo serviço nesse dia.

No Feriado, as coletas convencional e seletiva do lixo serão realizadas normalmente em Indaial.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial