Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 29/01/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 29/01/2021

29 de janeiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Ano letivo na rede municipal de Indaial inicia na segunda (1º)

Na próxima segunda, 1º de fevereiro, inicia o ano letivo da rede pública municipal de Indaial com estudantes de 4 anos ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno seguirá todas as orientações de prevenção à Covid-19. No dia 10 de fevereiro será a vez de começar as atividades para as crianças de 0 a 3 anos das Unidades de Educação Infantil.

“Iniciamos na segunda com 50% da capacidade de estudantes por turma. O retorno é opcional da família. Após pesquisa de quem retornaria para o presencial, as Escolas e UEIs criaram os grupos, respeitando o distanciamento social e o protocolo de segurança. Cada grupo permanecerá uma semana nas atividades presenciais e uma semana no ensino a distância, de forma alternada. As famílias assinam termo de compromisso se responsabilizando com as atividades remotas”, explica o secretário de Educação, Jairo Gebien.

Para 2021 há 9.273 alunos matriculados: 5.088 no Ensino Fundamental, distribuídos nas 14 Escolas Municipais, 185 na Educação de Jovens e Adultos e 4.000 na Educação Infantil, que participam em 24 UEIs.

O transporte escolar também volta com regramentos sanitários. Na entrada do ônibus haverá aferição de temperatura. Caso o aluno apresente uma aferição de 37,8 graus ou acima não será autorizado a entrar no transporte escolar. Por isso é essencial os pais acompanharem seus filhos, caso o estudante tenha algum sintoma. O uso da máscara será obrigatório em todos os ambientes. No caso das crianças menores de 2 anos, a pediatria não indica a utilização de máscara.

“Estamos fazendo o máximo possível para a prevenção de todos. Nosso compromisso é com a saúde dos estudantes e profissionais, assim como com as normativas criadas pelo Estado e Governo Federal. É uma fase de adaptação e inúmeros cuidados”, disse o prefeito, André Moser.

Defesa Civil de Indaial contabiliza prejuízos causados pelas chuvas dessa quinta

Indaial recebeu um grande volume de chuvas na noite desta quinta, 28 de janeiro, causando alagamentos em vários pontos da cidade. Apenas em uma hora, o registro foi de 43,6 mm – em 12h o órgão contabilizou um acumulado de precipitação de 83,4 mm.

“Recebemos aproximadamente 50 chamados. Juntamente com o Corpo de Bombeiros Voluntários, Departamento Municipal de Trânsito e Secretarias de Obras e Urbanização estivemos nas ruas, entre 19h e 22h, atendendo as solicitações recebidas. Em caso de emergências, a orientação é que o cidadão entre em contato pelos números 199 ou 193”, comentou o diretor de Defesa Civil, Ivo Ockner.

Entre os registros estão contabilizados alagamentos em pontos das Avenida Brasil e Minas Gerais; na marginal da BR-470; nas ruas Sete de Setembro, Denver, Leandro Uller, Santa Maria, Bonifácio, Belo Horizonte, Marechal Floriano Peixoto, Biguaçu, Tubarão, México, Santana, Nações, Anitápolis, Maria Simão, Manoel Simão, Itajaí e Marechal Deodoro da Fonseca.

Além disso houve desmoronamento nas ruas Denver, Barão do Rio Branco, Maria Tanchella e Santa Paulina; desabrigados em residências da rua Leandro Uller; destelhamento em casa da rua Bonifácio; queda de barreira na rua Marechal Floriano Peixoto e Barão do Rio Branco; queda de muro nas ruas Corupa, Botuverá e Coral; queda de árvore próximo à ponte pênsil do Warnow e na rua Marechal Floriano Peixoto; avaliação de residência na rua Santa Paulina.

Na manhã desta sexta, 29, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social atende as famílias da rua Leandro Uller apara verificar as principais necessidades. Equipes das Secretarias de Obras e Urbanização atuam na limpeza das vias públicas.

 

Indaial contabiliza quadragésimo quarto óbito por Covid na noite desta quinta


Na noite desta quinta-feira, dia 28 de janeiro, faleceu a indaialense de 95 anos, residente do bairro Encano Baixo. Indaial soma 44 óbitos por Covid-19.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial