Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 02/07/2021

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 02/07/2021

2 de julho de 2021 Off Por Redação

 

 

Ramo Sênior 75 Anos

Durante a década de 1940, os escoteiros do Fluminense Futebol Clube solicitaram à União dos Escoteiros do Brasil (UEB) uma licença para criarem um novo Ramo, de maneira experimental, com base semelhante à proposta desenvolvida pela Boy Scout of America. Então, no ano de 1946, depois de uma série de experiências, o Ramo Sênior foi oficializado pela UEB.

O ano de 2021 é um ano bastante especial para o Ramo Sênior no país, pois marca a comemoração dos seus 75 Anos de boas atividades, desafios e aventuras. É um momento de celebrar junto a todos aqueles que fazem parte do Ramo ou que em algum momento já passaram por ele e guardam boas lembranças.

A proposta é que os jovens, seniores e guias, superem seus próprios desafios e colaborem na construção de um mundo melhor e mais fraterno, por meio de atividades comemorativas, atividades nacionais on-line e uma grande campanha solidária. Fonte: escoteiros.org.br


29 de Junho Dia do Pioneiro

Em 29 de junho, é comemorado o Dia do Pioneiro. O Ramo Pioneiro visa o desenvolvimento pessoal dos jovens entre 18 e 21 anos, incentivando que cada um elabore seu Projeto de Vida nesta fase de transição para o mundo adulto. É também o momento onde o jovem inicia seu papel de seguindo o lema “Servir” através dos serviços comunitários.

Os pioneiros são organizados em Clãs dentro das unidades escoteiras locais, privilegiando a participação horizontal, a tomada de decisão democrática e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes durante a execução de projetos.

Ser pioneiro é aceitar a missão de “remar a própria canoa”, parafraseando Baden-Powell, fundador do Escotismo. É tomar consciência do seu papel no mundo, agindo para deixá-lo melhor. Acesse: escoteiros.org.br e tenha maiores informações.


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e mail: [email protected]