Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 23/04/2021

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 23/04/2021

23 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

16° edição do Moot Mundial Escoteiro

Mais de 6.000 pessoas são esperadas para participar da 16° edição do Moot Mundial Escoteiro, que acontecerá na Irlanda em 2022. Jovens entre 18 e 26 anos terão a oportunidade de conhecer a cultura, natureza, pessoas e paisagens da ilha, norteados pelo tema ‘Le Chélie’, expressão irlandesa para ‘juntos’. A temática também envolve o compartilhar de culturas e experiências, de forma colaborativa e inclusiva.

O ponto de partida será o campo-base no Castelo de Malahide, cerca de 15km do centro da cidade de Dublin – capital da Irlanda. De lá as patrulhas internacionais – formadas por 10 pessoas – terão a oportunidade de enfrentar trilhas pelo interior da ilha e a aventura que o Moot propõe. O Boletim 1 do Contingente do Brasil contém as informações iniciais importantes para os participantes brasileiros, como as datas, quem são os chefes de contingente, informações sobre distintivos e sobre as trilhas possíveis. Neste primeiro documento também estão descritas as taxas que cada membro do Contingente do Brasil deve ser atentar e os recursos que precisará levantar para participar do evento. Acesse: escoteiros.org.br


Os Protagonistas do Movimento Escoteiro

No Movimento Escoteiro, jovens são os grandes protagonistas e são incentivados a desenvolver suas potencialidades e habilidades, anos de experiência nos mostram e nos permitem compartilhar que colaboramos com o desenvolvimento de líderes a serviço do próximo, que se integram ao desenvolvimento da sociedade, conscientes de seu papel, criativos, esperançosos e empreendedores.

Todo esse processo também conta com a presença de adultos, que atuam no processo de crescimento do jovem, como educador, incorpora-se ao dinamismo juvenil, possibilitando a construção de relações horizontais de cooperação para a aprendizagem e facilita o diálogo nos processos de troca educativa. O voluntariado adulto é parte essencial da nossa organização e por isso conta com diversas iniciativas direcionadas a seu acompanhamento e desenvolvimento.

Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e mail: [email protected]