Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 26/03/2021

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 26/03/2021

26 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

Etapas de Progressão Ramo Pioneiro

Pois é, depois de falarmos sobre Lobinhos, Escoteiros e Seniores, agora vamos falar sobre Pioneiros a última etapa antes de você se tornar um membro adulto e fazer parte da estrutura “Escotista”.

O pioneiro e a pioneira encontram formas e caminhos que vão abrindo trilhas, servindo a comunidade e construindo um mundo melhor. Sem esquecer sua Progressão Pessoal. Sua Progressão Pessoal, o ingresso no mundo adulto, é tomar decisões e ser responsável por elas. É disso que trata a Progressão Pessoal do Ramo Pioneiro.

O Sistema de Progressão foi idealizado da seguinte maneira:

O ingresso pode ser feito por um jovem que veio do Ramo Sênior. Normalmente, nesse caso, ele está na faixa etária entre 17 e 18 anos. Mas o ingresso também pode ser feito por um jovem que não veio da Tropa Sênior, e cuja idade pode estar acima de 18 anos;

Todos ingressam no Clã Pioneiro em um PERÍODO INTRODUTÓRIO: O jovem deverá realizar um conjunto de itens que contribuirão com sua integração e ambientação no Clã Pioneiro; Independente de ter vindo do Ramo Sênior ou não, você deverá executar as atividades.

Para passar da Etapa Comprometimento para Etapa de Cidadania: ter realizado 50% das atividades propostas no seu Guia do Projeto Pioneiro, participar de um projeto em andamento e elaborar o Plano de Desenvolvimento Pessoal (Projeto de Vida).

Para passar da Etapa Cidadania para a Insígnia de B-P: ter realizado 100% das atividades do Guia do Projeto Pioneiro, elaborar e executar um projeto de relevância (Projeto de Vida) e revisar o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal.

Pontos importantes para a Conquista da Insígnia de B-P:

Ao jovem especialmente recomendado pelos Mestres Pioneiros e pelo Conselho de Clã, que:

Tenha realizado 100% das atividades do Guia do Projeto Pioneiro; Tenha revisado seu Plano de Desenvolvimento Pessoal (Projeto de Vida); Tenha elaborado e executado um projeto pessoal, de relevância, com duração de no mínimo quatro meses, de sua livre escolha, cujo conteúdo seja aprovado pela Comissão Administrativa do Clã.

Além dos distintivos de progressão e da Insígnia de B-P, o Ramo Pioneiro conta também com mais três insígnias: Insígnia do Cone Sul; Insígnia da Lusofonia; Insígnia do Aprender.

Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e-mail: [email protected]