Como ações sustentáveis podem ajudar as empresas a diminuírem os custos de energia elétrica

Como ações sustentáveis podem ajudar as empresas a diminuírem os custos de energia elétrica

Novembro 1, 2021 Não Por Redação

 

 

Se ajustar aos aumentos nos preços, de forma geral, em 2021, tem sido um desafio para muitos empresários. E a crise hídrica chegou para pesar ainda mais no financeiro, já que deixou a conta de luz mais cara. A taxa adicional, junto aos reajustes anuais, trará gastos maiores até o próximo ano. Muitas vezes, mudar algumas demandas e itens dentro da empresa e, até mesmo na produção, podem gerar economia e aliviar um pouco no fim do mês. Leonir Felipe Soliman Filho, gerente de Sustentabilidade da indústria têxtil Brandili, destaca algumas dicas de ações sustentáveis que podem ajudar as empresas a diminuírem os custos de energia elétrica. “Aqui, trabalhamos num formato diferente e já temos esses projetos há um bom tempo. Sempre com o foco no sustentável e, consequentemente, na economia de energia. Nosso objetivo é que outras empresas possam também adotar essas práticas, que vão auxiliar nesse momento que vivemos e, ainda, cuidar do meio ambiente”, explica. Confira algumas iniciativas aplicadas pela empresa que podem servir de exemplo para outras organizações:

Retrofit do sistema de iluminação 

Com o objetivo de gerar economia direta com a redução da potência instalada na iluminação, a Brandili substituiu mais de 8 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. Mensalmente, isso representa uma diminuição que equivale ao consumo médio de 586 residências, considerando um consumo residencial médio de 183 KWh/mês, dado de 2020 divulgado este ano pela Empresa de Pesquisa Energética. “Há um gasto inicial, porém, a economia de energia gerada com a modernização do sistema de iluminação paga em pouco tempo o investimento. Aqui, ainda podemos ressaltar que, além de tudo, as lâmpadas de LED não contêm qualquer tipo de material nocivo ao meio ambiente, principalmente gases e metais pesados, como o mercúrio presente em lâmpadas fluorescentes”, comenta.

Ajuste de componentes, máquinas e equipamentos

Outra ação que pode ser analisada é como melhorar o desempenho de máquinas que a empresa usa na produção. Na Brandili, um projeto de instalação de inversores de frequência nas compactas no setor de acabamento trouxe a redução de custos, aumento na produtividade, no desempenho, na durabilidade, na eficiência e melhora na qualidade do ambiente de trabalho. Com isso, além do nível de ruído gerado na operação das compactas ter diminuído, há desde então uma redução de 54% no consumo anual de energia elétrica destes equipamentos, considerando o funcionamento durante 4.400 horas/ano. “Esta redução de 62,5 para 28,7 MWh representa uma economia de 33,8 MWh/ano e uma diminuição de 10,2 toneladas/ano na emissão de CO2”, ressalta.

Conscientização de todos os colaboradores

Engajar os colaboradores para que contribuam diariamente com pequenas ações também é uma excelente alternativa. Aqui alguns exemplos simples, mas que fazem uma grande diferença: apagar a luz e desligar o ar condicionado ao sair de ambientes que não serão utilizados ou que estão vazios; ligar e desligar as máquinas no horário correto; chamar a equipe de manutenção caso a máquina não esteja funcionando corretamente, já que a manutenção preventiva pode fazer diferença no consumo de energia; utilizar a iluminação natural, se ela for favorável, deixando as janelas abertas e desligar os computadores quando não estiverem em uso.

 

Brandili

Matriz: Rua Quintino Bocaíuva, 29, Apiúna (SC)
CAB: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 867, Itoupava Norte, Blumenau (SC)

 


Oficina das Palavras:
Camila Tibes