Coronavírus em SC: Em visita ao estado, ministro da Saúde elogia política catarinense de enfrentamento à pandemia

Coronavírus em SC: Em visita ao estado, ministro da Saúde elogia política catarinense de enfrentamento à pandemia

22 de julho de 2020 Off Por Redação

 

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma reunião de trabalho com o governador Carlos Moisés e outras autoridades catarinenses na Casa D´Agronômica na manhã desta quarta-feira, 22. Durante o encontro, que durou aproximadamente duas horas, Pazuello elogiou a política catarinense de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Ele destacou que o resultado do trabalho pode ser comprovado pelo fato de Santa Catarina possuir uma das mais baixas taxas de letalidade do país.

O governador Carlos Moisés salientou que o Governo do Estado tem atuado em parceria com o Ministério no combate à pandemia. Ele agradeceu a presteza do Governo Federal em habilitar os leitos de UTI que foram criados para fazer frente à demanda diante dos casos do novo coronavírus.

“A vinda do ministro demonstra toda a atenção do governo do presidente Jair Bolsonaro com Santa Catarina. Essa é uma parceria que vem sendo instituída desde o começo da pandemia. Sempre que solicitamos, temos tido a atenção do Ministério na habilitação dos leitos de UTI. Inclusive tivemos mais 40 leitos habilitados nesta quarta-feira. Essa parceria entre o Estado e Governo Federal é fundamental para salvarmos vidas, e é isso que estamos fazendo”, destacou o governador.

O ministro Pazuello ressaltou que já conhecia o trabalho realizado pelo Governo do Estado e garantiu que o Ministério da Saúde fará o necessário para garantir o enfrentamento da doença em Santa Catarina.

“Estou, de verdade, bem impressionado. Não que nós já não soubéssemos das medidas e de como as coisas estão acontecendo, mas conversar, assistir a apresentação e verificar o nível de gestão do Estado como um todo, por tudo isso eu acho que Santa Catarina está no caminho certo”, destacou o ministro.

Pazuello também garantiu ao governador que o ministério está atuando para realizar nova compra de medicamentos para o kit intubação, necessários para os pacientes internados em leitos de UTI.

Apresentação ao ministro

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, fez uma apresentação à comitiva ministerial sobre todas as ações realizadas até o momento pela administração estadual para combater a pandemia. Ele destacou a expansão em 70% da quantidade disponível de leitos de terapia intensiva.

“As autoridades do Ministério têm nos ajudado muito nesse enfrentamento. Fizemos uma apresentação do que aconteceu até agora, com o nosso planejamento desde o início e as propostas daqui para frente. O que fica de positivo nesse primeiro contato é perceber que existe esse alinhamento e que o Governo Federal reconhece a eficiência de Santa Catarina no combate à Covid-19”, disse Motta Ribeiro.

Também participaram da reunião de trabalho na Casa D´Agronômica os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, os deputados federais Daniel Freitas e Carmen Zanotto, a vice-governadora Daniela Reinehr, secretários de Estado, além dos integrantes da comitiva ministerial.

Pela tarde, o ministro da Saúde participará de outra reunião no Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) com outras autoridades sanitárias de Santa Catarina. Está prevista ainda uma entrevista coletiva.

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom


Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom