Em fevereiro, o projeto Fala, Produtor! traz quatro lives que abordam assuntos sobre os bastidores das feirinhas e produções culturais em Blumenau

Em fevereiro, o projeto Fala, Produtor! traz quatro lives que abordam assuntos sobre os bastidores das feirinhas e produções culturais em Blumenau

25 de janeiro de 2021 Off Por Redação

 

 

As conversas on-line com os convidados ocorrem nos dias 3, 9, 17 e 23, sempre às 21h, pela Fanpage e canal do Youtube da Microponto Produções

 

Produção, arte, cultura e economia criativa em pauta. Nos dias 3, 9, 17 e 23 de fevereiro o projeto Fala, Produtor! traz quatro lives com artistas e produtores culturais da região, que contarão um pouco dos bastidores dos eventos: Sofá na Rua, Batalha do Vale, MOVIMENTA – Arte e Cultura na Rua, e Feirinha da Servidão. As lives são gratuitas e abertas a toda comunidade e ocorrem sempre às 21h, pela Fanpage e canal do Youtube da Microponto Produções. As quatro ações contarão com tradução em Libras.

“O projeto pretende apresentar, num bate-papo descontraído, um pouco dos bastidores desses quatro eventos, contando a história e os desafios de se produzir ações culturais de forma independente em Blumenau, aproximando o público do fazer cultural”, explica o coordenador geral do projeto, à frente da Microponto Produções, Diego Lottin.

No dia 3 de fevereiro, a live será sobre o evento Sofá na Rua, e contará com os convidados Léo Laps e Gabriel Piccolo. No dia 9, a conversa é sobre a Batalha do Vale, com Bruna Zago e Jackson Gonçalves. Já no dia 17, o bate-papo é sobre o MOVIMENTA – Arte e Cultura na Rua, com a presença Léo Vieira, Suelen Nascimento e Thamiris Beling. E no dia 23 de fevereiro, a live é sobre a Feirinha da Servidão, com Adriana Schweder e Suelen Mondini. O projeto Fala, Produtor!, de Diego Lottin, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Blumenau.

SERVIÇO
Lives do projeto Fala, Produtor!
3 de fevereiro: pauta Sofá na Rua, com Léo Laps e Gabriel Piccolo
9 de fevereiro: pauta Batalha do Vale, com Bruna Zago e Jackson Gonçalves
17 de fevereiro: pauta MOVIMENTA – Arte e Cultura na Rua, com Léo Vieira, Suelen Nascimento e Thamiris Beling
23 de fevereiro: pauta Feirinha da Servidão, com Adriana Schweder e Suelen Mondini
Às 21h, pelo canais www.facebook.com/micropontoproducoes e www.youtube.com/user/micropontoproducoes
Ações gratuitas e abertas a toda comunidade
Duração de cada live: 60 min
Tradução simultânea em Libras.

PROJETOS + CONVIDADOS
SOFÁ NA RUA: Entre os eventos realizados na Capital Nacional da Cerveja, está o Sofá Na Rua Blumenau, que aconteceu entre julho e dezembro de 2016, levando 24 shows, em seis edições para a rua Curt Hering, no Centro de Blumenau, integrado à programação da tradicional Feirinha da Servidão.
CONVIDADOS: Conversa com o jornalista Léo Laps, que atuou como assessor de imprensa, curador artístico e proponente do projeto no edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, onde o Sofá foi aprovado em 2015. E com o artista Gabriel Piccolo, músico, compositor que se apresentou na terceira edição do Sofá Blumenau. Além deste projeto, Piccolo é artista ativo e referência no cenário regional, tocando em edições da Feirinha da Servidão, também realizada pela Microponto Produções.

BATALHA DO VALE: Projeto que circulou com batalhas de rima, de brake, atividades de basquete e skate por cinco bairros da cidade em seis edições. Ao todo, foram 31 apresentações e 1200 pessoas atingidas entre maio de 2016 e janeiro de 2017. De forma coletiva, um grupo de agentes se mobilizou para viabilizar as atrações, descentralizando ações culturais, levando arte e cultura para regiões periféricas da cidade e criando um espaço de fruição artística para a juventude.
CONVIDADOS: Bate-papo com Bruna Zago, idealizadora, produtora, fotógrafa e social media do projeto durante todo o período de realização da Batalha do Vale e com o artista Jackson Gonçalves, um dos produtores, técnico de som e MC, que participou ativamente da história deste projeto, e com mais de 17 anos de história com o rap na cidade de Blumenau.

MOVIMENTA – Arte e Cultura na Rua: O projeto trouxe a iniciativa de descentralização: feira de produtos autorais, atividades artísticas e culturais e serviços para a comunidade, recebendo 63 empreendimentos, 16 shows, oito oficinas, nove apresentações de dança, rodas de poesia e espetáculo de teatro, tudo com acesso gratuito. Foram seis edições realizadas em seis bairros de Blumenau, ocupando espaços públicos com atividades para a comunidade local, em parceria com secretarias municipais e a Record TV Blumenau. O projeto foi realizado entre março e setembro de 2018.
CONVIDADOS: Live com o cantor e compositor Léo Vieira, que participou da primeira edição do projeto, no bairro Garcia, em Blumenau. Com Suélen Nascimento, empreendedora, criadora da marca Arte Natural, e que participa como feirante, desde 2018, de eventos como o MOVIMENTA e a Feirinha da Servidão. E com Thamiris Beling, que atuava no setor de marketing da RIC TV Record (atual NDTV), emissora parceira na realização do projeto.

FEIRINHA DA SERVIDÃO: Feira de rua realizada mensalmente desde 2013, que chegou a 60 edições em 2020, movimentando mais de 100 pequenos empreendimentos de diversos segmentos, com foco no fortalecimento da economia local e como espaço de fruição cultural, recebendo cerca de 20 atividades artísticas e de formação por edição. A Feirinha se tornou referência estadual neste formato de evento, recebendo mais de 3 mil pessoas todo mês, de diversas cidades da região. Somente em 2019, mais de R$ 800 mil foram movimentados em vendas de produtos autorais, fortalecendo a cidade social, cultural e economicamente. Projeto realizado entre dezembro de 2013 e março de 2020, parado devido à pandemia.
CONVIDADOS: Conversa com Adriana Schweder, empreendedora no Ateliê da Schuêda e que participa da Feirinha da Servidão desde 2016. Integrante ativa, faz parte da comissão organizadora da Feirinha desde então, contribuindo para um evento cada vez mais diverso. E com a musicista e professora de sax Suelen Mondini, que tem várias apresentações em seu currículo na Feirinha, tanto no local de origem da Feirinha, na rua Curt Hering, quanto na praça da Prefeitura de Blumenau.

Foto: Sofá na Rua
Arquivo Microponto Produções


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina