Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá do Sul

Estudantes de medicina da Estácio auxiliam no monitoramento de pacientes com COVID-19 em Jaraguá do Sul

19 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

Alunos da disciplina Saúde da Família acompanham pacientes, via telefone, sob supervisão de professores

 

Um grupo de 65 alunos do curso de medicina da Estácio atua sob supervisão de professores no monitoramento, por telefone, de pacientes com Covid-19 em Jaraguá do Sul. No primeiro mês da parceria entre a instituição e a prefeitura, 923 pacientes foram acompanhados pelos futuros médicos.

A Central de Orientação sobre o Coronavírus criada pela Prefeitura faz contato periódico (a cada 24 horas ou 48 horas) com os pacientes para verificar a situação em que eles se encontram e até agendar o teste de Covid-19.  Os dados apurados em cada atendimento abastecem o sistema municipal de controle de saúde e auxiliam no acompanhamento e na tomada de decisões para a gestão da pandemia. Os estudantes reforçam uma equipe que conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e 18 médicos.

A professora do curso de medicina da Estácio, Rosana Mara da Silva, supervisiona os alunos envolvidos no projeto e diz que o principal benefício da parceria é possibilitar o aumento na cobertura de atendimento. Ela conta que atualmente a Central monitora 1.164 pessoas.“O objetivo do contato periódico com os pacientes  é acompanhar a progressão da doença, identificar mudanças no quadro do paciente e contribuir para evitar o agravamento dos casos positivos”.

 O serviço funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, pelo 0800-643-8089.


Márcia Oliveira – Jornalista