Fapesc faz live sobre desenvolvimento de testes de Covid-19 mais seguros em SC

Fapesc faz live sobre desenvolvimento de testes de Covid-19 mais seguros em SC

25 de agosto de 2020 Off Por Redação

 

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) vai fazer uma transmissão online para tratar de duas pesquisas catarinenses que poderão colaborar no diagnóstico de Covid-19. Pesquisadores do Sul do Estado e da Serra estão desenvolvendo testes rápidos mais seguros. A live será realizada nesta quarta-feira, 26, a partir das 17h. Quem quiser assistir, basta acessar o canal do YouTube da fundação Youtube.com/fapescgovsc.

Participam da live o professor Ricardo Andrez Machado de Avila e a doutoranda Rahisa Scussel, da Unesc, que estão desenvolvendo uma nova tecnologia a partir de nanomateriais magnéticos. Até o fim do ano, eles pretendem ter um teste rápido mais seguro e um teste sorológico mais barato. A pesquisa contou com R$ 100 mil da Fapesc, recurso usado para a compra de materiais para as análises.

Já a professora Maria de Lourdes Borba Magalhães, da Udesc Lages, desenvolveu um teste rápido que trabalha com luz para confirmar se há contaminação ou não. Junto com a equipe do Centro Agroveterinário (CAV), criou uma molécula fosforescente que reconhece e se liga ao vírus. Ao entrar em contato com o novo coronavírus, a molécula se apaga, confirmando o diagnóstico positivo.

A live também contará com a presença do presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, e com o diretor de Ciência, Tecnológica e Inovação, Amauri Bogo.

Quem tiver dúvidas sobre essas pesquisas, pode comentar no canal do YouTube. As questões serão lidas e respondidas ao vivo.

 


Gisele Krama – Fapesc