Feiras internacionais impulsionam negócios de empresas têxteis brasileiras

Feiras internacionais impulsionam negócios de empresas têxteis brasileiras

Março 5, 2020 Não Por Redação

Só em 2020 mais de 40 marcas brasileiras estiveram na Colombiatex, uma das principais feiras do segmento na América Latina. A Censi Máquinas, de Gaspar (SC),  foi uma das empresas que colhe bons resultados a partir da estratégia de exposição

 

A alta de 2,3% no setor têxtil prevista para 2020 pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) está movimentando as empresas, que começam a fortalecer presença no mercado internacional. É o caso da Censi Máquinas, de Gaspar (SC). A empresa, que é especializada no desenvolvimento de máquinas para a produção têxtil, foi uma das mais de 40 marcas do país a expor na Colombiatex, feira colombiana que aconteceu em janeiro e é uma das principais do setor na América Latina. Segundo entidades do segmento têxtil, as empresas brasileiras que estiveram no evento firmaram mais de US$ 8,96 milhões em negócios, com projeção de fechar US$ 62,84 milhões adicionais nos próximos 12 meses.

De acordo com a diretora executiva da Censi Máquinas, Sheila Censi Braun, este foi o segundo ano em que a marca esteve na Colombiatex, em Medellín, que superou as expectativas na edição de 2020. “Tivemos novos contatos, fechamos negócios em outros países além da Colômbia, como o Equador. Este mercado é muito interessante para a Censi porque é geograficamente próximo, a língua não é uma barreira e existe um apreço pelos produtos brasileiros”, diz.

Em 2020, as vendas da empresa decorrentes dos contatos realizados na Colombiatex devem representar um crescimento de 50%, no comparativo com os resultados de 2019. Entre os destaques do portfólio da Censi está a TagPress, uma máquina automática e portátil que facilita a aplicação de etiquetas – são 1,4  até 2 mil peças finalizadas em uma hora.

Desafios e oportunidades do mercado internacional

Além dos bons resultados, Sheila alerta que trabalhar com exportações também exigiu preparo interno. “Precisamos nos estruturar e demonstrar para os compradores que somos uma marca de credibilidade. Foi necessário investir tempo e recursos para que os resultados começassem a aparecer”, avalia.

Segundo o diretor industrial da Censi Máquinas, Evandro Spengler, a intensificação dos negócios em países que visitaram a Colombiatex já é uma realidade. “A exportação melhora cada vez mais nosso nível técnico enquanto fabricante, aumenta o valor da marca internamente e ainda reforça a presença brasileira no exterior com produtos qualidade”, comenta.

Para Evandro, estar em feiras internacionais é um fator preponderante para o crescimento fora do país. A Colombiatex, de acordo com o executivo, tornou essa questão muito clara. “Encontramos muitos visitantes de vários países da América Latina, não apenas locais. E isto para nós é excelente, pois ampliamos nossas possibilidades de negócios e de tornar a marca mais conhecida num único evento, o que fez do investimento uma estratégia assertiva”, conclui.

Sobre a Censi Máquinas
Fundada em 1998 por Solano Censi e Roberto Luiz Spengler, a Censi Máquinas é especializada no desenvolvimento de equipamentos para auxiliar a produção de itens dos setores têxtil, de confecção e decoração. As máquinas do portfólio, apoiam desde o início da cadeia de operações, como o corte de tecidos, não-tecidos, papéis de paredes, até o etiquetamento de peças destinadas ao consumidor final. São mais de 10 modelos, entre eles equipamentos exclusivos,  fabricados em Gaspar (SC), cidade em que está a sede da companhia, Nestes 22 anos de mercado atende mais de 2 mil clientes, entre eles as maiores empresas têxteis e de moda do país, em 18 estados, Distrito Federal além de 8 países.

 

 


Sabrina Hoffmann
Assessoria de Imprensa | Produção de Conteúdo