Fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro participa de live da Estácio

Fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro participa de live da Estácio

9 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

Nesta quinta-feira, dia 11, às 18h, o curso de Fisioterapia da Estácio realizará uma palestra pelo Instagram @estacio_interlagos, com o tema “Fisioterapia Aplicada em Atletas de Elite”. O bate papo contará com a participação do fisioterapeuta Mauro Augusto Schreiter Melloni, que além de possuir um currículo de peso na área fisioterápica também coordena o serviço de Fisioterapia do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento gratuito e aberto ao público.

De acordo com Vitor Pezolato – coordenador do curso de Fisioterapia da Estácio, a live permite, neste momento de pandemia, que profissionais de ponta possam compartilhar suas experiências com os estudantes e demais interessados na área. “No meio esportivo, por conhecermos grandes atletas, muitas vezes nos esquecemos das pessoas com deficiência, por isso, esse evento, tem como convidado especial um dos maiores fisioterapeutas do país que atua com atletas paralímpicos para falar sobre reabilitação de elite”, explica Pezolato.

Mauro Melloni tem na bagagem uma graduação em Fisioterapia pela PUC Campinas, duas pós-graduações, sendo uma em fisioterapia músculo-esquelética pela UniMetrocamp e outra em bioquímica do exercício, fisiologia, treinamento e nutrição esportiva pela Unicamp, um mestrado em clínica médica pela Unicamp e um doutorado em ciências médicas pela Unicamp. Atua como professor nos cursos de pós-graduação em Fisioterapia da UniMetrocamp, Universidade São Francisco e do curso de Metodologia do Treinamento do Núcleo de alto rendimento esportivo de São Paulo.

O evento faz parte da parceria da Estácio com o Programa Atleta Cidadão, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania dos atletas em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio da capacitação e orientação profissional. A proposta do Programa Atleta Cidadão – criado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) em 2018 – é capacitar e desenvolver profissionalmente os esportistas, quando ainda estão na ativa. Os atletas recebem suporte por meio de cursos de graduação presencial e à distância, atualmente, mais de 150 atletas em todo o país se beneficiam das bolsas disponibilizadas.

Em Santa Catarina o curso de Fisioterapia é oferecido pela Estácio unidades de Florianópolis e São José. Informações sobre o curso podem ser adquiridas pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões) ou no site www.estacio.br.

 

Estácio no Esporte       

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. Dentro do pilar Esporte no programa de Responsabilidade Social “Educar para Transformar”, a instituição é hoje uma das maiores incentivadoras do esporte no país, com o programa Estácio no Esporte. Atualmente, mais de 500 atletas e paratletas são apoiados por meio de bolsas de estudo.

O programa promove alguns dos principais eventos esportivos do Brasil, além de manter parcerias com diversas ONGs e instituições esportivas. A Instituição, que também é signatária do Pacto pelo Esporte, conta com atletas como Chloé Calmon (surfe), Laís Souza (ex-atleta de ginástica), Daniele Hypólito (ginástica), Fernanda Keller (triatleta).

Presente nos Jogos Rio 2016, a Estácio foi a primeira instituição de ensino apoiadora olímpica, sendo a provedora dos serviços de seleção e capacitação dos 140 mil voluntários e 6000 colaboradores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ainda em 2016, a companhia conquistou o Prêmio Aberje Nacional na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas com o case “Estácio no Esporte – Formando Campeões”. O case mostrou a forte e ampla ligação da instituição com o esporte ao longo dos anos e no período dos Jogos Olímpicos.

 


Márcia Oliveira – Jornalista