Home office e postura – Fisioterapeuta que atende no Censit dá dicas importantes para quem trabalha em casa

Home office e postura – Fisioterapeuta que atende no Censit dá dicas importantes para quem trabalha em casa

24 de novembro de 2020 Off Por Redação

 

 

“Desde o início da pandemia houve, a necessidade de trabalharmos em casa, e a maioria das pessoas se viram obrigadas a passar mais tempos na “vida on-line”, seja utilizando notebook, tablet ou celular”. As colocações são da fisioterapeuta, Ana Clara Lopes, que é especialista em Quiropraxia, Traumato-ortopedia e Podoposturologia.

rofissional observa que após um período de trabalho em home office, muitas foram as queixas que apareceram, entre elas: dores no pescoço (torcicolos); dores de cabeça e dores nas costas, mais exatamente na lombar.

Questionada sobre por que as queixas são nesta ordem, a profissional explica que: “normalmente não temos um ambiente preparado e adequado para trabalhar em casa, porém nosso corpo luta para se adaptar da melhor forma possível. Por exemplo, o computador não fica em uma altura boa para enxergar, os braços ficam apoiados de qualquer maneira e, consequentemente, a coluna toda vai se curvando para conseguir se manter”.

A fisioterapeuta pergunta: “você sabia que ficar parado em uma mesma posição também gera esforço, cansaço e, consequentemente, acabamos nos lesionando?”. Em resposta, Ana Clara afirma que sim. “Apenas de ficar parado na mesma posição por muito tempo. Não precisamos ir muito longe, tente ficar em pé em cima de apenas uma perna, isso não irá ser fácil por muito tempo. Agora pense: quantas horas você fica sentado na mesma posição trabalhando sem parar?”.

Dicas de cuidados

A profissional aproveita para repassar algumas orientações simples, mas importantes, para o seu dia a dia de home office:

– A cada duas horas, pare 15 minutos: nesses 15 minutos, levante-se, respire profundamente e hidrate-se;

– Alongue-se.

– E para melhorar sua postura enquanto trabalha: verifique se o seu cotovelo está mais ou menos em 90 graus.

– Apoie mais da metade do antebraço na mesa.

– Seu monitor deve estar na altura dos seus olhos, como se estivesse olhando para frente e não para baixo;

– Coloque um apoio na região lombar. Por exemplo, uma almofada ou toalha enrolada e apoie entre as costas e a cadeira na altura da cintura. Dessa maneira, a curvatura natural da sua coluna vai se manter na posição correta.

“Vamos pensar junto: Você tem carro? Você faz manutenção desse carro mesmo sem ele estragar: exemplo: Troca óleo, verifica água, coloca gasolina, calibra os pneus, correto? Cuide do seu corpo melhor do que cuida do seu carro, pois esse não dá para trocar. Também pratique atividades físicas”.