Hospital Oase: 83 anos salvando vidas

Hospital Oase: 83 anos salvando vidas

11 de setembro de 2020 Off Por Redação

 

 

Conselho Diretor e Oaset frisam a importância da entidade para a saúde dos timboenses e comunidade regional

Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ – O Hospital e Maternidade Oase está atuante há 83 anos graças ao empenho de muitas pessoas. O Hospital que foi fundado pela Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset) na data de 12 de setembro de 1937, conta com um Conselho Diretor e uma administração empenhados em manter viva esta obra, sendo com novos investimentos, procurando recursos financeiros e investindo em recursos humanos.

Em entrevista o presidente do Conselho Diretor, Haroldo Ritzke, afirma que: “Nós, do Conselho Diretor, Oaset e administração, estamos muito honrados de estar à frente do Hospital e Maternidade Oase, em um momento tão especial comemorando seus 83 anos de existência. Ao olharmos para trás, sentimos muito orgulho da trajetória desta instituição, que sempre esteve pautada em valores religiosos, éticos e morais. Temos certeza de que os objetivos traçados pelas fundadoras estão sendo cumpridos”.

De acordo com Ritzke, o Hospital e Maternidade Oase é reconhecido pela dedicação dos colaboradores, pelo ambiente acolhedor e familiar, pela qualidade na prestação de serviços e, principalmente, pelo respeito e atendimento humanizado. “Aqui, o amor ao próximo e o compromisso com a vida, que foram os principais legados do Hospital e Maternidade Oase, atravessaram a barreira do tempo e passaram de geração em geração”.

O presidente afirma ainda que: “Também olhamos para o futuro e nos sentimos confiantes de que o Hospital Oase está preparado para os novos desafios, pois além de investirmos em infraestrutura e tecnologia, nossas equipes estão em constante aprimoramento. Neste momento especial, queremos agradecer a Deus por ter abençoado este Hospital e por ter ajudado nossos médicos e equipes a atender milhares de pacientes, levando a eles conforto, atenção e auxílio em sua recuperação. Agradecemos também a todos aqueles que confiaram em nosso trabalho e aos colaboradores que compartilham conosco a missão de dedicar-se à vida”.

Assim como Ritzke, o vice-presidente do Conselho Diretor, Osvaldo Trisotto, também comemora as conquistas do Hospital e Maternidade Oase. “O Hospital Oase, ao chegar aos 83 anos de existência, registra em edição histórica, com a publicação de uma revista com 40 páginas, os inúmeros desafios superados os quais foram possíveis graças ao esforço de inúmeras pessoas de bem de nossa comunidade, aos quais registramos nossa gratidão”.

Trisotto ressalta que a estrutura atual, com instalações adequadas e equipamentos modernos, assim como a equipe de profissionais da Saúde, colaboradores e modelo de Gestão Profissional, permite que o Hospital tenha credibilidade e assim pôde captar através de doações para os últimos investimentos valores significativos superiores a R$ 14 milhões, sendo: 21% da população de Timbó (IPTU), 49% de um empresário de Jaraguá do Sul e 30% do poder público. “A todos nossa sincera gratidão”.

Ele ainda observa que: “participando como vice-presidente do Conselho Diretor nos últimos nove anos, juntamente com o diretor administrativo, Richard Choseki e demais conselheiros, posso afirmar que preparamos adequadamente e com bases sólidas, o Hospital e Maternidade Oase para perpetuar sua existência por muitos e muitos anos”.

Dedicação em cuidar 

“Dedicação à vida – preservando o cuidar resume um pouco de todo o trabalho desenvolvido pelo Hospital ao longo desses anos junto à comunidade timboense e regional”. A frase é da presidente da Oaset, Teresinha Metzker.

Segundo ela, ao se aproximar a data da comemoração do aniversário de fundação do Hospital e Maternidade Oase, deve-se reforçar as três importantes guias de trabalho dos profissionais que atuam na entidade. “O Hospital e Maternidade Oase tem a missão de proporcionar atendimento de saúde humanizado, promovendo a qualidade de vida, tendo como foco o ser humano; sua visão é a de ser reconhecido e acreditado pela comunidade local e regional como hospital de referência pela oferta de serviços qualificados e humanizados, oferecendo serviços com equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados para atender a todos os usuários. O Hospital tem como valores de trabalho: Humanização, Desenvolvimento Humano, Ética, Profissionalismo, Parceria e Sustentabilidade”.

Teresinha afirma que: “assim, com esses princípios que seguem até hoje, no dia 12 de setembro de 1937 nascia em Timbó a primeira Maternidade, atualmente conhecida como Hospital e Maternidade Oase. O Hospital é mantido pela Oaset, sucessora da Sociedade Feminina Evangélica. Fundado em 12 de setembro de 1937, iniciou os trabalhos como a primeira maternidade de Timbó, tendo na época como parteira a Schwester Helena Süss. As senhoras da Oaset frisam que o Hospital e Maternidade Oase nasceu da necessidade de ajudar as mulheres a terem seus filhos, garantindo segurança e atendimento básico de Saúde às mamães no momento de terem os seus bebês”.

 

Fonte: JMV – Jornal do Médio Vale