Indaial sediou 1º Encontro Internacional de Literatura Infantil

Indaial sediou 1º Encontro Internacional de Literatura Infantil

Outubro 10, 2022 Não Por Redação

 

 

A Prefeitura Municipal de Indaial e a Fatum Educação e Editora apresentaram nos dias 7 (sexta) e 8 (sábado) de outubro o 1º Encontro Internacional de Literatura Infantil. Pioneiro no gênero em Santa Catarina, o evento totalmente gratuito esteve pautado nas discussões sobre mediação de leitura, formação de leitores e práticas leitoras.

O Encontro reuniu diversos professores de todas as áreas de Indaial e municípios vizinhos, proporcionando aos participantes palestras e momentos de intercâmbio entre os interessados em Literatura Infantil.

A programação oficial contou com atividades na Sociedade Recreativa Indaial e na Fundação Indaialense de Cultura. Nos dias 7 e 8, o Galpão das Artes na FIC recebeu visitação do público nos estandes montados e turnê guiada de cordel.

Já na Sociedade Recreativa Indaial, as atividades na sexta (7) contaram com apresentações da Orquestra de Câmara de Indaial e do Coral da FIC, lançamento do nome da Casa do Professor em homenagem ao educador Almir Kuehn e uma palestra com Claudio Ledesma (Argentina), contador de histórias, escritor e crítico de Literatura Infantil. No sábado (8), a programação na Sociedade teve continuidade com apresentações do CEI Vale dos Alecrins, Banda Municipal de Indaial, Grupo Dançaventura, UEI São Judas Tadeu e Grupo Circo Iris, além de palestras com Cleber Fabiano (Paraná), escritor de livros teóricos sobre crítica da Literatura, doutor e mestre em Educação; e com Regina Rennó (Minas Gerais), artista plástica, ilustradora, escritora, roteirista e diretora de cinema.

Uma programação paralela foi organizada na Praça da Prefeitura, no sábado (8), e contou com Feira de Artesãos, Mostra de Dança, Esquetes Teatrais: Romeu e Julieta em cordel, Orquestra Experimental SensibilizArte, Danças Folclóricas, Grupo de Danças da FIC – The Bulls, SensibilizArte Danças Urbanas, Grupo Dançaventura de Indaial, além de Rua de Lazer na Rua Tiradentes e distribuição de mudas pela Secretaria do Meio Ambiente.

O Encontro Internacional ainda foi palco do lançamento de livros das escritoras do Paraná, Anete Curte Ferraz: “Mahuru”, Marlene Gonçalves: “A boneca de Rebeca” e Carla Martins: “Lilás”, e de Minas Gerais, Regina Rennó: “Oficina do vô”.

“Juntos construímos um significativo repertório para quem pretende ler, mediar e contar histórias, congregando diversos municípios e proporcionando um rico intercâmbio aos apaixonados pela literatura para as infâncias”, avalia o diretor da Fatum Educação e Editora, Cleber Fabiano.

“Há muitos anos Indaial realiza a promoção da leitura com compras de livros, formação e eventos, nada mais justo que termos sediado o mais importante evento na área da Literatura Infantil do estado de Santa Catarina. Agradecemos a participação das secretarias municipais envolvidas e o esforço dos apoiadores, que apostaram no sucesso do evento”, comemora a coordenadora da Casa do Professor, Thiciana Poltronieri.

“Foi um Encontro imperdível com uma programação diversificada e de qualidade, convidados conhecidos no cenário da Literatura Infantil. Obrigado a todos que prestigiaram. No próximo ano vamos repetir o evento com ainda mais novidades”, destaca o secretário de Educação, Márcio Moisés Selhorst.

O Encontro Literário teve apoio da Fundação Indaialense de Cultura, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Meio Ambiente, setor de Turismo da Prefeitura, Viva Loteadora, HFort, Unidade Mas, A Página, Cooper, Brückenhaus Centreventos, Rôh Gollnick Cake Coffee, Diga X, Floricultura Rosevale, Brunes, Rockfeller Idiomas e Sescon.


Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial