Laboratório Municipal analisou mais de 350 testes para detecção da Covid-19 nos últimos sete dias

Laboratório Municipal analisou mais de 350 testes para detecção da Covid-19 nos últimos sete dias

6 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

De 29 de março a 3 de abril, o Laboratório Municipal realizou a análise de 358 testes para detecção da Covid-19. Do total foram confirmados 111 usuários com a doença, representando um percentual de 31%.

Desde o dia 1º de março, a Secretaria de Saúde de Indaial já contabiliza 2.780 coletas de material, dos quais 956 apresentaram resultados positivos.

Semanalmente, os números têm apresentado uma relativa queda numa comparação entre a quantidade de testes realizados e positivados. Entretanto, o momento ainda é de cautela, ressalta o secretário de Saúde, Paulo Moschetta. “Não podemos baixar a guarda. O vírus ainda está presente. Vamos nos cuidar para protegermos a nós e o próximo. Regras básicas valem, use máscara e álcool em gel, lave constantemente as mãos, evite aglomerações e pratique o distanciamento social”, pede.

Sobre o teste

O teste de pesquisa de antígenos é efetuado em pacientes encaminhados, após avaliação da equipe médica, pelas Unidades de Saúde, Centro de Atendimento à Covid e Hospital Beatriz Ramos.

Esse tipo de teste identifica a infecção atual de coronavírus em indivíduos, quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes de Covid-19 e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.

A técnica usada é com amostras de swab (cotonete), o qual é introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe. O procedimento é indolor, contudo é possível existir certo desconforto.



Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial