Mestres do Tempo: Cerveja Blumenau lança projeto de rótulos maturados em barril para comemorar cinco anos

Mestres do Tempo: Cerveja Blumenau lança projeto de rótulos maturados em barril para comemorar cinco anos

29 de setembro de 2020 Off Por Redação

 

 

Wild Ale com blend de três cervejas fermentadas e maturadas em barris de vinho é a primeira receita. Bodas de Blumenau Ano V chega ao mercado nos próximos dias

Cerveja Blumenau completou cinco anos em 2020 com as ações voltadas para a inovação. O rótulo comemorativo celebra um destes passos: o lançamento do projeto Mestres do Tempo, que vai levar ao mercado produtos fermentados e maturados na adega de barris de madeira da marca. O primeiro rótulo é a Bodas de Blumenau, uma Wild Ale produzida utilizando o tradicional método Gueuze  a partir do blend de três deles. Ela chega ao mercado nos próximos dias em edição limitada de 1,5 mil garrafas numeradas, em uma caixa especial com uma taça de cristal.

O cervejeiro da Blumenau, Marcos Guerra, explica que o projeto tem como objetivo levar ao mercado cervejas diferenciadas, com fermentação espontânea e maturação em barris de madeira. “O nome diz muito sobre um dos principais ativos na construção de cervejas com essas características: o tempo. A dedicação de profissionais, o aguardo pela melhor extração sensorial que conseguirmos atingir, as leveduras. Tudo é marcado pelo tempo. Por isso o nome”, diz.

O espaço dedicado à adega já  possui 32 barris, provenientes da argentina e Serra Gaúcha. É uma área climatizada e com umidade controlada. “Temos cervejas maturando há um ano e vamos ter uma renovação constante, buscando trazer uma nova experiência para quem já é consumidor de cerveja artesanal”, finaliza.

Bodas de Blumenau Ano V

O primeiro rótulo do projeto Mestres do Tempo, a Bodas de Blumenau é um blend de três cervejas: uma base Hazy IPA maturada por quatro meses em um barril argentino usado para envelhecer um vinho Sauvignon Blanc e duas Belgian Blonde Ale envelhecidas em barris da Serra Gaúcha usados para Chardonnay (oito meses) e Moscato (12 meses).

A Bodas de Blumenau é um rótulo comemorativo, que será lançado a cada aniversário a partir de um blend diferente. A receita deste ano tem no aroma nuances de vinhos brancos e perlage persistente, lembrando um fino espumante. É dourada, com longa efervescência e espuma abundante. No olfato, traz uvas brancas, frutas amarelas e amadeirado de carvalho francês. No paladar, é vivaz, com acidez assertiva e elegante. Finaliza seca e intensa.

A Bodas de Blumenau Ano V tem 7,5% de teor alcoólico. A temperatura sugerida para serviço é de 5 a 7°C. A sugestão de harmonização é com ostras, queijos duros de pouca maturação, frutos do mar e salmão defumado.

Sobre a Cerveja Blumenau

Lançada em 2015, a Cerveja Blumenau leva o nome e a tradição da Capital Brasileira da Cerveja. Da cidade também vêm a inspiração para os nomes dos rótulos, reconhecidos em todo o país. Em cinco anos, a marca soma mais de 20 premiações nacionais e internacionais para os seus rótulos, além de reconhecimentos institucionais como o Top de Marketing da ADVB/SC e o prêmio de Cervejaria do Ano na América do Sul pelo International Beer Challenge em 2016.

Atualmente conta com 20 produtos em linha, além de produtos sazonais e especiais. Entre os mais conhecidos estão a Capivara Little IPA, a Frida Blonde Ale e a Macuca Imperial Stout. Mais informações estão nas redes sociais da marca: @cervejablumenau.


Marina Melz