Plataforma online dará visibilidade para os negócios dos empreendedores da região de Timbó (SC)

Plataforma online dará visibilidade para os negócios dos empreendedores da região de Timbó (SC)

28 de abril de 2020 Off Por Redação

Ação faz parte de um movimento do Sistema Ailos para fortalecer a economia local. No site e aplicativo Ailos Aproxima, é possível conhecer negócios de empreendedores das regiões onde as cooperativas estão presentes

 

No cenário econômico inédito provocado pelo novo coronavírus, conhecer e se conectar com os negócios locais é uma ferramenta importante para toda a sociedade. Ao optar por essas marcas e pessoas, a comunidade ajuda na continuidade dos negócios locais e assim, na manutenção dos empregos gerados por esses empreendimentos, impactando de forma rápida e direta na sua realidade.

Para apoiar os empreendedores locais, o Ailos, sistema com 13 cooperativas de crédito que atuam no Sul do país, lançou esta semana o Ailos Aproxima (www.ailosaproxima.coop.br). A plataforma funciona como uma vitrine online, em que o cooperado pessoa jurídica pode divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita e os compradores, cooperados ou não, têm a oportunidade de apoiar o negócio local entrando em contato direto com a empresa. Além do endereço online, é possível também baixar o aplicativo para iOS e Android.

Como o próprio nome diz, o intuito da plataforma é aproximar os cooperados e a comunidade num ambiente online de compra e venda. De acordo com Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos da Central Ailos, a ação está alinhada com o propósito do Sistema de gerar valor e cidadania financeira às pessoas. “Nós sabemos que os negócios de pequeno e médio porte estão sendo afetados intensamente por essa crise. Também reconhecemos que eles são fundamentais para a economia, já que são geradores da maioria dos empregos no país”, explica.

O Ailos Aproxima, segundo ele, nasce com o objetivo de conectar os consumidores a negócios locais. “Os empreendedores já entenderam que este momento pede uma nova forma de fazer negócios. Dar visibilidade para os negócios de cooperados no ambiente digital e oportunizar que eles ampliem a sua carteira de clientes é um dos nossos objetivos”, diz.

Negócio local é bom negócio para todos 
O Ailos Aproxima é uma das iniciativas de um movimento sistêmico chamado Negócio Local é bom negócio para todos, que tem o objetivo de apoiar ainda mais os empreendedores locais. Entre as ações, está contemplada uma base de conteúdos para capacitação em áreas como gestão, planejamento, e-commerce e finanças por meio da plataforma Progrid (www.progrid.coop.br). Todos os acessos são gratuitos e, além de conteúdos de especialistas das instituições ligadas ao Ailos, nomes como Mário Sérgio Cortella e Lilian Pacce ministram cursos.

Também integram a ação movimentos de produção de conteúdo e apoio aos empreendedores, como o Vai pro digital (www.vaiprodigital.com.br) e o #juntosnessa, onde os empreendedores têm descontos e informações para migrar os negócios para plataformas online e manter o funcionamento.

Serviços financeiros 
Um pacote de medidas e serviços destinados aos empreendedores também foi lançado pelas cooperativas do Sistema Ailos para apoiar os negócios. “Como cooperativas, já atuávamos com taxas inferiores à média e prazos diferenciados em relação a outras instituições financeiras. Neste momento, entendemos que é necessário ampliar ainda mais estes diferenciais de acordo com as necessidades de cada cooperado”, comenta Imthurn. “É isso que estamos fazendo”, diz.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 850 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 8,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,4 mil  colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.


Marina Melz