Programa de Desenvolvimento capacita e profissionaliza empresas familiares

Programa de Desenvolvimento capacita e profissionaliza empresas familiares

13 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

PDA – Programa da Fundação Dom Cabral é oferecido pela Fundação Fritz Müller em Santa Catarina. Em formato totalmente online, abrange desde fundadores até as gerações futuras interessadas na sucessão empresarial

 

 

Uma pesquisa do ACI Institute e Board Leadership Center da KPMG no Brasil (organização global de firmas independentes, presente no mundo inteiro) aponta que metade do PIB brasileiro vem de empresas familiares. Essa mesma pesquisa mostra que, apesar desse tipo de organização estar menos otimista com o cenário do mercado em comparação ao início de 2020, eles estão cada vez mais inclinados a absorver bons profissionais para garantir a qualidade da gestão do negócio. Assim, investimento em capacitações, organização estratégica e planejamento sucessório ganham espaço na estruturação desse segmento empresarial. Uma outra pesquisa na área do direito indica o crescimento por consultas sobre sucessão familiar após o início da pandemia, ou seja, gestores e sucessores estão preocupados e se precavendo das possíveis consequências do coronavírus dentro dos negócios.

É um segmento da economia que merece atenção. Há 15 anos, a Fundação Dom Cabral, instituição especializada em educação executiva com referência mundial, se dedica a oferecer um curso voltado para o fomento de empresas familiares no país. É o Programa para o Desenvolvimento dos Acionistas e da Família Empresária, o PDA. Em Santa Catarina, o curso está na grade da Fundação Fritz Müller (FFM) e já contribuiu para o fortalecimento e amadurecimento de mais de 40 famílias empresárias no estado.

“É uma iniciativa que ajuda a criar ou potencializar um ambiente favorável dentro da empresa, dando direcionamento claro às discussões e decisões para um futuro promissor e profissionalizado. As empresas familiares têm como um fator delicado a questão da harmonia das relações familiares no âmbito profissional. É algo que precisa ser muito bem trabalhado e preservado, para o bem de todos e da empresa”, explica Raquel Schürmann, executiva da FFM.

Assim, o intuito do PDA é preservar e maximizar o patrimônio e facilitar a performance e a continuidade dos negócios familiares, preparando os acionistas para o exercício dos seus papéis. A partir da troca de experiências entre os participantes e aportes conceituais, avós, pais, filhos, tios, sobrinhos, herdeiros, sócios e acionistas buscam um alinhamento de percepções, responsabilidades, prerrogativas, direitos e estratégias adequadas às suas famílias e empresas. “O PDA se destina a todos os membros de uma família empresária, independentemente de trabalharem na empresa ou não. Então podem participar fundadores, cônjuges, sucessores e herdeiros da segunda, terceira e quarta geração”, comenta Raquel.

Os encontros são 100% online ao vivo, mediados por uma equipe capacitada pela FFM, seguindo uma trilha dividida em palestras e seis módulos de 16 horas (cada um). Com oito meses de duração, conforme cronograma, o programa está com inscrições abertas para a nova turma, que inicia em junho. Mais informações sobre o PDA estão aqui.

Sobre a FFM

A Fundação Fritz Müller é uma instituição de educação continuada e corporativa genuinamente catarinense. Com atuação próxima da prática do mundo empresarial, a FFM trabalha com pessoas e organizações na busca de soluções que resultem no desenvolvimento profissional e na evolução sustentável dos negócios e da sociedade.

 


Roberta Koki