Cisamvi é selecionado para participar de projeto internacional voltado à inovação de políticas públicas

Cisamvi é selecionado para participar de projeto internacional voltado à inovação de políticas públicas

13 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) é um dos quatro selecionados para o InovaJuntos, projeto que visa fomentar a inovação nas políticas públicas por meio da troca de experiências e aprendizados entre os selecionados.

Preenchendo a única vaga da região Sul, a prática do Cisamvi está inserida no grupo temático Desenvolvimento Territorial e Consórcios. As demais experiências desta primeira fase foram selecionadas para os grupos temáticos Desenvolvimento e Inovação; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. A segunda fase do projeto está prevista para o segundo semestre, com a abertura de dois novos processos de seleção.

“A oportunidade de trocarmos experiências em políticas públicas nos honra. Sabermos que nosso trabalho foi reconhecido em nível nacional e internacional nos dá a certeza que estamos no caminho certo e motivação para implantar soluções inovadores e propulsoras do desenvolvimento local”, comemora o presidente da entidade, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode

Participaram do processo seletivo do InovaJuntos 47 candidaturas, dentre elas a prefeitura de Blumenau. Para a classificação, foram levados em consideração oito critérios: relação com o cluster temático; caráter inovador; relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana; metodologia de monitoramento e avaliação; meios de informação e comunicação; resultados e impactos; capacidade de adaptabilidade e replicabilidade; e relação com os valores transversais do projeto.

O Projeto InovaJuntos, implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal, conta o apoio financeiro da União Europeia no Brasil. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais, contribuindo para o alcance dos ODS e a Nova Agenda Urbana.

Cisamvi e desenvolvimento local

Desde sua fundação, em 1998, o Cisamvi desenvolve um importante trabalho na região do Médio Vale com soluções consorciadas na área da saúde voltadas ao fortalecimento da rede de serviços de saúde credenciada, compras compartilhadas de bens e insumos, serviços de regulação clínica, assessoria técnica em saúde, mapeamento da Rede de Atenção à Saúde, entre outros.

Conforme o diretor executivo do Consórcio, Cleones Hostins, a instituição está em constante busca pela inovação. “Além de prestar serviços e fornecer insumos, exercemos um papel complementar para oferecer ferramentas e informações voltadas ao desenvolvimento regional, de olho no equilíbrio e na qualificação entre os municípios”, explica o diretor.

Hostins reforça ainda que o consórcio foi selecionado neste projeto internacional por planejar e executar ações voltadas aos ODS e à Nova Agenda Urbana, principalmente iniciativas ligadas ao Objetivo 3 – Saúde e Bem-estar. Por meio de um trabalho de mapeamento da rede de atenção à Saúde e planejamento regional integrado, novas ações de governança são construídas em parceria com os municípios e possibilita o constante compartilhamento de soluções em saúde.

“Nos últimos anos, os resultados alcançados permitiram economia financeira, revisão e qualificação de contratos, capacitação de gestores, definição de estratégias para melhorias na rede de atendimento, registro da produção de serviços realizados via Consórcio. Ano passado, conquistamos o repasse do governo estadual de mais de R$ 1,5 milhões para custeio das ações de média e alta complexidade”, pontua o diretor do Cisamvi.

Dentre os motivos que contribuíram para a seleção do Consórcio no projeto InovaJuntos está a criação de cadeia de troca de produtos e serviços na região, ganho em escala no oferecimento de planejamento e serviços, projetos inovadores implantados em cooperação com os municípios, políticas de participação social, programas multissetoriais e discussão de temas transversais.

 


Imprensa – AMMVI