Queda de cabelo na quarentena: entenda as causas e como cuidar dos fios

Queda de cabelo na quarentena: entenda as causas e como cuidar dos fios

2 de junho de 2020 Off Por Redação

Sente que seus cabelos estão caindo mais do que o normal nos últimos dias? Saiba que isso pode ser um efeito da quarentena. Dra. Vanessa Soares, dermatologista especialista em Doenças Capilares, explica que neste momento está é uma das principais queixas que tem recebido no seu consultório e aponta alguns fatores que podem estar provocando isso durante a pandemia.

Estresse

O medo de adoecer, a rotina do isolamento, tudo isso pode estar deixando as pessoas mais ansiosas. Esse desequilíbrio emocional repentino pode aumentar a queda de cabelo. O estresse pode alterar a produção de sebo e piorar quadros de dermatite na pele e no couro cabeludo. No entanto, é preciso investigar outras causas mais comuns de queda de cabelo. Vale buscar técnicas de relaxamento, como ioga e meditação pois ajudam no equilíbrio emocional.

Alimentação errada

Muitas pessoas mudaram seus hábitos alimentares na quarentena. O consumo de fastfood, comida mais gordurosa e açúcares, aumentou neste período. Sem legumes, verduras, frutas e proteínas, os cabelos acabam não recebendo os nutrientes de que necessitam para se renovar. O ideal é investir numa alimentação mais saudável e balanceada, com alimentos in natura, ricos em proteínas, como carne e ovos, além do consumo variado de vegetais.

Limpeza inadequada

Como as pessoas estão saindo menos de casa, muitas diminuíram a frequência das lavagens do cabelo neste período. Com isso, pode aumentar a proliferação de microrganismos que pioram a seborreia e a caspa. Lave o cabelo diariamente ou, no máximo, a cada dois dias com produtos indicados para o seu tipo de cabelo. Além disso, faça hidratações nos cabelos uma vez por semana, pode ser feita em casa mesmo, para manter os fios hidratados.

Medicamentos 

O uso de alguns medicamentos e até de algumas vitaminas em excesso podem aumentar a queda de cabelo. Não tome medicamentos sem orientação médica.

Fique atento 

Normalmente podem cair entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, porém caso sinta uma queda anormal é importante procurar um dermatologista para que a causa seja avaliada, os exames feitos e assim descrito o melhor tratamento.

 

Mariana Woj – Jornalista