SAMAE Timbó está no Movimento Nacional ODS de Santa Catarina

SAMAE Timbó está no Movimento Nacional ODS de Santa Catarina

28 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

A preocupação do SAMAE Timbó com a qualidade de vida, causa social e proteção ao meio ambiente é contínua. Todas as ações, projetos e obras são planejados de forma que integrem esses propósitos para, assim, oferecer ainda mais qualidade aos servidos prestados.

É partindo desse propósito que no dia 13 de abril deste ano o presidente da autarquia, Waldir Girardi, assinou um termo para que o SAMAE se torne uma empresa signatária no Movimento Nacional ODS de Santa Catarina – Comitê Vale Europeu. Quem representa o SAMAE nesse projeto são os servidores Rodrigo Catafesta Francisco e Gustavo Henrique Peitruka.

Pouco tempo após, o SAMAE Timbó recebeu o selo de empresa signatária 2021 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, atestando que possui e pratica diversas ações que contribuem com o desenvolvimento e o bem-estar da autarquia com a comunidade timboense.

O Movimento Nacional ODS possui 17 objetivos que são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.  O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.

Conheça os 17 ODS:

Objetivo 1 – Erradicação da Pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3 – Saúde e Bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

Objetivo 4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Objetivo 5 – Igualdade de Gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

Objetivo 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10 –Redução das Desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14 – Vida na Água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15 – Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visamos cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Para saber mais clique aqui.

 

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó
Foto: Divulgação Samae Timbó