SENAI Móvel qualifica profissionais da Bosch Rexroth Brasil

SENAI Móvel qualifica profissionais da Bosch Rexroth Brasil

28 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

O projeto tem como objetivo a qualificação técnica dos profissionais da empresa.

 

 

Com cursos rápidos e customizados para atender as necessidades e demandas relacionadas a qualificação dos profissionais das indústrias da região do Vale do Itajaí, o SENAI Móvel chegou a Pomerode, na Bosch Rexroth Brasil.

A unidade móvel de Usinagem CNC foi instalada na empresa com o objetivo de qualificar e desenvolver os profissionais com toda a praticidade que uma estrutura móvel pode oferecer e o padrão de excelência da Educação Profissional SENAI/SC.

Por dificuldades de encontrar profissionais qualificados na área, a Bosch Rexroth optou pelo curso de Programador e Operador de Centro de Usinagem. Com carga horária de 320 horas, o curso será realizado dentro da empresa. Ao todo, serão formadas duas turmas com os próprios colaboradores. Esta é a segunda edição do projeto, que já tem turma confirmada para 2022.

A gerente executiva SESI/SENAI Vale do Itajaí, Silvia De Pieri Oliveira, afirma que essa parceria entre indústria e escola é algo essencial. “Qualificar os profissionais internos de acordo com a necessidade da indústria é um modelo ideal de estudo, pois une a própria necessidade da empresa com o interesse e vontade dos colaboradores”.

O diretor da Bosch Rexroth, de Pomerode, Edson Duwe destacou que o projeto Senai Móvel com a empresa é algo fundamental, pois complementa o conhecimento dos profissionais, além de dar o apoio necessário da aprendizagem industrial e estimular os profissionais a participarem de cursos técnicos regulares.

“Hoje temos diversos profissionais que atuam na empresa e que não estão diretamente ligados à área de produção, mas que também buscam se envolver e participar dos cursos oferecidos e isso mostra que existe interesses internos em novas áreas e tecnologias. O módulo de Usinagem CNC vindo até a empresa e fazendo esse treinamento in company, abre a possibilidade dos colaboradores se desenvolverem em técnicas novas e específicas”, completa Duwe.

Já para o colaborador Kendy André, natural do Haiti e que atua como montador na Bosch Rexroth há três meses, é gratificante ter a possibilidade de se profissionalizar na área de Usinagem gratuitamente. “Estou há seis anos no Brasil e sempre quis me profissionalizar nessa área, mas não havia oportunidades. Esse projeto é algo muito especial para mim. Muitos não tem condições financeiras de pagar esse tipo de curso e a parceria entre o SENAI com a Bosch Rexroth ofereceu aos colaboradores essa profissionalização de forma gratuita, estou muito feliz e lisonjeado com a oportunidade”.

SENAI MÓVEL

A unidade móvel tem uma estrutura montada com tendas, contêineres e carretas adaptadas para o funcionamento de laboratórios e oficinas. “Com o Senai Móvel os trabalhadores da indústria ficam melhor qualificados, o que atrai investimento para as regiões e maior empregabilidade e geração de renda”, destaca Silvia.

Silvia ainda informa que trazer a unidade móvel para Bosch Rexroth é de fato priorizar o atendimento à indústria, customizando a proposta para total aderência às competências requeridas. “Vale a pena ressaltar que hoje temos unidades móveis do SENAI no estado de Santa Catarina, atendendo às áreas de Automação Industrial, Confecção, Construção Civil, Eletricidade, Manutenção de Motocicletas, Panificação e Confeitaria, Refrigeração e Climatização, Soldagem e Usinagem CNC.


Bruna G. Ziekuhr – Presse