Setembro Vermelho: médicos de Blumenau (SC) reforçam a importância de manter a atenção à saúde do coração

Setembro Vermelho: médicos de Blumenau (SC) reforçam a importância de manter a atenção à saúde do coração

1 de setembro de 2020 Off Por Redação

 

 

Número de mortes por problemas cardiovasculares aumentou em 31% no Brasil desde o início da pandemia. Movimento global acontece no mês do Dia Mundial do Coração e Cardioprime faz parte da ação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 17,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dos males do coração. Com a pandemia do novo coronavírus, uma alta de 31% nas mortes por infartos e AVCs no Brasil foi registrada por um estudo da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por isso, a Cardioprime decidiu intensificar a agenda do movimento Setembro Vermelho na região. O nono mês do ano foi escolhido pelas instituições de saúde globais por conta do Dia Mundial do Coração comemorado em 29 de setembro. A clínica de Blumenau (SC) especializada em saúde do coração vai ampliar as ações de conscientização sobre a importância da prevenção. As redes sociais @cardioprime vão informar sobre as ações, que acontecem também em empresas de forma remota.

De acordo com um dos cardiologistas da Cardioprime, Marcelo José Linhares, as pesquisas sobre o impacto da pandemia nas mortes por problemas no coração se refletem na região. “Os últimos meses foram de ascensão dos números de casos de infartos e AVCs em que o paciente chega ao hospital em um estado muito grave”, comenta.

Responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, a Cardioprime tem como métricas que, 10 minutos após a chegada com dor no peito, o paciente já esteja com eletrocardiograma feito sendo avaliado pelo médico. Ao ser diagnosticada a necessidade de um procedimento, em 90 minutos o paciente já está na hemodinâmica.

Como prevenir

O estilo de vida saudável, com atividades físicas regulares, alimentação adequada e ingestão moderada de bebidas alcoólicas é o melhor caminho para evitar os problemas cardíacos. O acompanhamento com um cardiologista também deve ser feito regularmente. A periodicidade varia de acordo com as condições do paciente e o histórico familiar, por exemplo.

Ao sentir dor no peito fazendo esforço físico ou mesmo em repouso, é importante a pessoa procure o hospital.

Sobre a Cardioprime

Fundada em 1992, a Cardioprime é um dos centros mais avançados em atendimento cardiológico do Sul do Brasil. São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologista e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção.

Responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica, a Cardioprime tem nível de Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que audita serviços em saúde.

Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.com.br

Parte do time de cardiologistas da Cardioprime que está dedicado aos cuidados de prevenção a problemas cardiovasculares
Crédito: Divulgação


Marina Melz