Vem aí o novo Ginásio do Complexo Esportivo!

Vem aí o novo Ginásio do Complexo Esportivo!

2 de novembro de 2020 Off Por Redação

 

 

André Schroeder/PILO – JMV

Após receber em 2019 uma das mais modernas pistas sintéticas de Atletismo do país, o Complexo Esportivo de Timbó terá em breve o seu Ginásio de Esportes totalmente reformado, abrangendo aspectos arquitetônicos, de acessibilidades, elétricos, estruturais, hidrossanitários e preventivos. Como referência da prática desportiva de Timbó e região ao longo dos anos, o local que é palco de grandes eventos como campeonatos e festivais sentia necessidade de uma revitalização.

Sabendo disso o JMV Esportes, através do colunista André Schroeder (Pilo) foi em busca de novas informações e as obteve com a empresa timboense, Halla Arquitetura, coordenada pelo arquiteto Anderson Halla, que através de toda a equipe levantou várias problemáticas e necessidades do local. Uma das necessidades era adequar todo o Complexo às normas e leis vigentes e ampliar a quantidade de assentos para eventos maiores.

Os profissionais da empresa tiveram o cuidado no desenvolvimento do projeto, em suprir todas estas necessidades, e solucionar as problemáticas, mantendo boa parte da estrutura existente e suas características, levando em consideração um conceito contemporâneo. O projeto conta com salas multifuncionais, alojamentos para aproximadamente 40 pessoas e área de refeitório, tornando o complexo uma estrutura independente para sediar grandes eventos. Além da revitalização da fachada, trazendo imponência e o valor que a cidade de Timbó merece. Mantem a forma marcante da cobertura e moderniza toda a parte da ampliação, e proporciona espaço para mais de 900 espectadores sentados.

Etapas

Dividida em três etapas, a reforma do Ginásio iniciará ainda em 2020 com a Etapa 1 (cobertura do Ginásio) onde a cobertura será 100% substituída por novas estruturas de treliça reforçadas, telhas sanduíche com forro em padrão amadeirado e contará com rufos, calhas e pingadeiras em chapa de alumínio zincado.

Já na Etapa 2 (fachada e entrada do Ginásio) será construída uma área nova à frente do Ginásio que será o hall de entrada e área de lazer/lanchonete dos frequentadores e toda a estética do Ginásio será modernizada. E para finalizar, na Etapa 3 (arquibancada, imprensa e banheiros) será construída nova arquibancada para cerca de 1,2 mil pessoas no lado posterior à existente, área de imprensa, espaço para alojamento, reforma total dos banheiros e vestiários tornando o ambiente apto para receber diversos eventos. A sede da FME também deverá ser direcionada para o local.

Investimentos 

Para a realização da reforma, os recursos utilizados são oriundos do convênio realizado com o Estado para realização do Jasc 2019, onde sobrou um valor que foi convertido para realização da obra, recursos próprios da Fundação Municipal de Esportes (FME) convertidos para esse fim e recurso do Governo captado através da administração. Verbas de eventos esportivos cancelados no município em virtude da pandemia também reforçam o investimento total de R$ 3.173.434,58, para a realização de todas as etapas de projeto.

Um diferencial deste projeto foi a presença de vários segmentos do ramo da construção civil. Estas empresas prestaram assessoria à Halla Arquitetura, em determinadas especializações, sendo elas, A Edificate – documentação imobiliária, com levantamentos dos estudos de viabilidade, documentações e normatizações vigentes. A Hall Tecnologia, aplicando a metodologia de projeto BIM (Building Information Modeling), uma inovação de referência mundial quanto à compatibilização e orçamentações precisas. A UP – Imagem 3D, responsável pela ambientação e visualização do projeto 3D, facilitando o entendimento do empreendimento finalizado. A ANS – Produtora e Mídia, que foi responsável pela comunicação visual e a criação do logotipo do Complexo.

 

História

No dia 16 de junho de 1992 o Ginásio foi denominado pela Lei nº 1371/92 como Dr. Hans Muller, porém no dia 13 de setembro de 1999 foi revogada pela Lei nº 2071/99. O motivo foi a indicação e denominação com o seu nome para prédios ligados na área da Saúde.

Fotos: HALLA ARQUITETURA