Baixista Ghadyego Carraro lança álbum em homenagem a grandes nomes da música brasileira e sul-americana

Baixista Ghadyego Carraro lança álbum em homenagem a grandes nomes da música brasileira e sul-americana

18 de setembro de 2020 Off Por Redação

 

 

O disco Tribute contém sete releituras de canções que marcaram a vida do artista, e está disponível em todas as plataformas digitais

Música, memória e aconchego sonoro. O contrabaixista e compositor brasileiro Ghadyego Carraro acaba de lançar o álbum Tribute em todas as plataformas digitais (como Spotify, Deezer e canal do YouTube). A obra contém sete releituras de canções que marcaram a vida de Carraro e homenageia os grandes mestres e ídolos do artista. No repertório do álbum estão as músicas: Wave, de Tom Jobim; Oblivion, de Astor Piazzolla; Lamento Sertanejo, de Dominguinhos e Gilberto Gil; Sonora, de Arthur Maia; O Peixe, de Ronaldo Saggiorato; Encontro das Águas, de Alegre Corrêa e Vera Cruz, de Milton Nascimento e Márcio Borges.

“Tribute é um disco ímpar na minha carreira, pois se trata de uma homenagem aos meus mestres e ídolos. Aqueles músicos que de alguma maneira proporcionaram algo especial na minha relação com a música. Este álbum representa alguns deles.”, comenta Ghadyego Carraro. “O Tribute (tributo em português) é uma palavra que me remete a inúmeros sinônimos sonoros, demonstra o meu respeito por esses artistas, meu amor às suas obras e o desejo de expressar a minha arte através das histórias musicais que eles já expuseram por meio dessas composições e de me sentir conectado a esses artistas de alguma forma”, acrescenta o artista.

Ouça Tribute pelo Spotify: http://bit.ly/tributeghadyegocarraro 

Segundo Ghadyego Carraro o álbum levou cerca de dois anos para ser produzido, principalmente porque envolveu artistas de locais diferentes. “Houve uma metodologia de agenda longa, mas, ao mesmo tempo, permitiu amadurecer as músicas e pensar bem na concepção de cada arranjo, bem como na formação mais adequada de como eu visualizava cada obra musical”, justifica. “O público encontrará um álbum com muitas nuances sonoras, refinamento musical e sensibilidade de todos que puseram sua arte a serviço deste álbum”, declara.

“Creio que é uma obra de doação, de colaboração, do qual sou muito grato a todos que participaram e me ajudaram a fazer isso acontecer. Feliz por ter a oportunidade de cruzar os seus caminhos em algum momento. São pessoas do bem. Por isso foram convidadas a participarem comigo desta jornada musical, a qual representa mais um capítulo da minha história, tanto na vida pessoal, quanto na profissional”, diz Carraro. “Entre estas pessoas estão Pirisca Grecco, de Uruguaiana (RS), um dos grandes compositores e intérpretes brasileiros da atualidade. A artista Anaadi, de Porto Alegre (RS), cantora e compositora de primeira grandeza e vencedora do Grammy Latino. Lauren Conklin, violinista norte-americana de grande talento musical. Joaquim De la Montagnã, artista espanhol, excelente saxofonista e compositor de jazz. José Staneck, gaitista de São Paulo (SP), um dos mais conceituados concertistas de harmônica do país. Di Stéffano, do Rio Grande do Norte, renomado baterista brasileiro. Sandro Bonato, prestigiado baterista gaúcho. Cristian Sperandir, importante músico da nova geração de pianistas gaúchos. Rogério Pitomba, de Natal (RN), uma das grandes revelações da bateria brasileira e do jazz contemporâneo. Alegre Corrêa, de Passo Fundo (RS), é guitarrista, violonista, percussionista, compositor e arranjador brasileiro, um dos homenageados no CD. Alegre Corrêa é vencedor do Grammy de melhor álbum de jazz contemporâneo, em uma parceria com o lendário pianista de jazz-fusion: Joe Zawinul. E Ronaldo Saggiorato, de Passo Fundo (RS), artista gaúcho, outro homenageado no álbum, um dos maiores baixistas de música brasileira que conheço”, enaltece Ghadyego Carraro.

A relação de Carraro com a música começou cedo. “Morava no interior do Rio Grande do Sul e, às vezes, passava algum músico pela minha casa e eu ficava ouvindo os sons e tentando reproduzir quando um violão sobrava por perto. A partir daí não parei mais. Iniciei estudando violão, depois baixo elétrico e acústico, complementarmente piano, composição e arranjo. Por fim me formei em Música, realizei mestrado em baixo acústico e doutorado em História com foco na historiografia da música sul-americana. Atualmente sigo carreira como artista, professor, educador e pesquisador”, conclui o artista.

Capa do álbum Arte-pintura: Ana Cristina Bacega/ Foto da arte: Diogo Zanatta

ÁLBUM TRIBUTE, DE GHADYEGO CARRARO
Canções: Wave – Tom Jobim (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro; voz: Pirisca Grecco). Em homenagem a J. J. Jackson do Brasil.  Oblivion – Astor Piazzolla (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro; violino: Lauren Conklin). Lamento Sertanejo – Dominguinhos/Gilberto Gil (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro; voz: Anaadi). Sonora – Arthur Maia (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro; bateria: Di Stéffano; saxofone: Joaquin de la Montagna). O Peixe – Ronaldo Saggiorato (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro; baixo: Ronaldo Saggiorato; bateria: Di Stéffano; harmônica: José Staneck). Encontro das Águas – Alegre Corrêa (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro, violão e voz: Alegre Corrêa; bateria: Sandro Bonato). Vera Cruz – Milton Nascimento/Márcio Borges (Baixo e arranjo: Ghadyego Carraro; piano: Cristian Sperandir; bateria: Rogério Pitomba).
Mixagem e masterização: Cristian Dal Sólio
Arte-pintura: Ana Cristina Bacega
Fotografia capa: Diogo Zanatta
Fotografia: Talita Moraes

GHADYEGO CARRARO
Contrabaixista brasileiro, compositor, professor, pesquisador e arranjador musical. Natural de Passo Fundo, no Rio Grande Sul, iniciou os estudos no violão aos 14 anos, passando a estudar baixo elétrico nos anos seguintes. Complementarmente, estudou piano, arranjo e composição. Carraro é instrumentista versátil, transita com naturalidade pelo baixo elétrico, fretless e acústico. Possui amplo trabalho no cenário da música instrumental brasileira e sul-americana, com diversas colaborações com artistas do Brasil e exterior. Sua música mescla uma atmosfera de raízes afro-brasileiras e latino-americanas, carregada de sons e ritmos regionais que se unem a modernidade do jazz. É graduado em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestre em Performance Musical – Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e doutor em História com ênfase na música sul-americana. Seu trabalho ainda incluí arranjos e composições musicais para diferentes grupos musicais, produções e gravações em estúdio.

Se apresentou em alguns países, incluindo Itália, Suíça, França, Alemanha, Portugal. Entre os trabalhos solo estão: Influencias (2010), DVD Ghadyego Carraro Group (2013), CD Ghadyego Carraro Trio ao vivo em Lisboa, (2019), Connections (2020), ambos focados no trabalho composicional e de arranjos voltado a elementos da música brasileira, contemporânea e sul-americana. O artista ainda possui um CD e DVD gravado ao vivo com o grupo GAMM (2017). Se inscreva no canal do artista e ative o sininho para receber as notificações www.youtube.com/ghadyegocarraro

Ghadyego Carraro
Foto: Talita Moraes


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina