Boletim de Notícias da Prefeitura de Ascurra – 28/04/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Ascurra – 28/04/2021

28 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

Prefeito de Ascurra participa de agenda com presença da governadora Daniela Reinehr.

Nesta manhã de quarta-feira (28) o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, esteve presente na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, participando do encontro com a presença da governadora em exercício, Daniela Reinehr. Também estiveram presentes prefeitos de cidades da região, deputados estaduais e o Secretário Adjunto de Infraestrutura, André Espezim.

            Na ocasião, a governadora oficializou o repasse de R$ 1 milhão e 200 mil em emendas para Ascurra, sendo 650 mil para a área da saúde, 300 mil para infraestrutura municipal, e 250 mil para a educação. Os deputados estaduais que ajudaram neste valor foram Ismael dos Santos, Ivan Naatz, Laercio Schuster, Marcos Vieria, Milton Hobus e Nilso Berlanda.

 —  “Em dezembro do ano passado fizemos contato com os deputados estaduais para apresentar nossos projetos para Ascurra. Esses recursos são fundamentais para garantir mais eficiência e qualidade no atendimento dos serviços públicos. Agradeço também todos os vereadores da cidade que tem contribuído para captar recursos e contribuir com o desenvolvimento que tanto querendo”.

Prefeito assina acordo de cooperação para atendimento da Receita Federal em Ascurra. 

Nesta segunda-feira (26) o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, assinou o termo de cooperação com a Receita Federal para abertura de um ponto de atendimento em Ascurra. As conversas aconteceram neste mês com o Delegado Regional da Receita Federal, Daniel Carlos, e os técnicos Kelcio e Mario, e agora a parceria esta oficializada após a assinatura do documento.

Com esta iniciativa, resolver questões de CPF, por exemplo, poderão acontecer dentro do próprio município, não precisando que a população se desloque para outras cidades da região. Neste ponto de atendimento, os munícipes poderão, também, resolver questões de CAEPF, CAFIR, CNO, Pendências Fiscais (PF, PJ, Imóvel Rural), Consulta de pendência fiscal de pessoa física, Emissão de DARF e GPS, Protocolo de CNPJ, entre outros. Ascurra faz parte de um grupo seleto de 58 municípios de Santa Catarina e do Paraná que foram escolhidos para receber esta nova proposta de atendimento.

No mês de maio os servidores da Prefeitura serão treinados para oferecer este serviço, que deve estar em funcionamento a partir de junho. Esta iniciativa faz parte da nova central de atendimento da Prefeitura de Ascurra, que deve iniciar sua atividade no segundo semestre de 2021.

— “Esta iniciativa será importante para tornar Ascurra uma cidade estratégica para a região do Médio Vale do Itajaí. Ascurra tem ganhado destaque no Vale do Itajaí. Nossa posição geográfica, entre Blumenau e Rio do Sul, tem chamado atenção pelo potencial que existe para o desenvolvimento regional. Como Prefeito, tenho feito muitas articulações para projetar Ascurra, mostrando o tanto que podemos crescer nos próximos anos com planejamento e organização” – explica o Prefeito Arão.

Curso ‘Capacitação ao Mercado de Trabalho’ começa em Ascurra.

O programa ‘Ascurra de Oportunidades’ já está a todo vapor na cidade! Nesta semana, teve início o curso ‘Capacitação ao Mercado de Trabalho’, oferecido para jovens de 16 a 18 anos do município em parceria com o Senac. Durante o ano, 35 jovens irão participar desta iniciativa, que visa proporcionar uma melhor colocação no mercado de trabalho para os participantes.

            Todo o curso é separado em módulos, que buscam apresentar aos estudantes diversas temáticas que podem ajudar na sua carreira profissional, como noções básicas de administração e secretariado, desenvolvimento de sua criatividade, atendimento ao público, oratória, entre outros pontos. Além disso, os participantes deste curso irão conhecer as empresas da cidade e, com o passar do tempo, a expectativa é que estes jovens possam se tornar estagiários nos empreendimentos de Ascurra.

 — “Cuidei pessoalmente da construção desse projeto, alinhando os detalhes com o Senac. Estou muito feliz. É mais um projeto do plano Mais Ascurra sendo colocado em prática em menos de quatro meses de gestão” – declarou o Prefeito Arão Josino.

            As aulas acontecem toda segunda-feira, das 13h30 às 17h30, nas dependências do Colégio São Paulo, que cedeu um espaço para o desenvolvimento deste curso. Os alunos participantes foram selecionados através de um processo seletivo, desenvolvido no início de Abril.

Prefeito recebe presidente do Rotaract de Ascurra.

Desde o ínicio da gestão na Prefeitura de Ascurra, o Prefeito Arão Josino busca o diálogo com todos os setores e instituições de nossa comunidade. Na última semana, ele recebeu o presidente do Rotaract de Ascurra, Leonardo Chiarelli. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani, também participou do encontro.

Durante a conversa, foram debatidas ações em que a prefeitura pode auxiliar o Rotaract na cidade, como no projeto de doação de sangue e ações em datas especiais como natal, páscoa e dia das crianças.

Uma das próximas ações em parceria com a entidade será o Pedágio da Eloa, que acontece no dia 8 de maio, das 8h ao meio dia nos principais pontos de Ascurra.

Você sabe o que é o Rotaract?

Ele é um programa do Rotary International voltado para pessoas na faixa etária de 18 a 30 anos. O Rotaract congrega jovens que acreditam que podem ajudar a construir um futuro melhor, organizando atividades que giram em torno da amizade e da prestação de serviços. A palavra Rotaract vem da junção das palavras “Rotary in Action” (Rotary em Ação).

Em Ascurra, o Rotaract se reúne aos domingo às 18h. Você pode conferir mais informações nas redes sociais da instituição, no @rotaractascurra no Instagram e @rtcascurra no Facebook.

Trabalhos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Conselho de Turismo são retomados em Ascurra.

Nos últimos dias foram retomadas as atividades do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Conselho de Turismo de Ascurra. Na sexta-feira (23) aconteceu a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico em 2021, e na terça-feira (28) o primeiro encontro do Conselho de Turismo neste ano.

Fazem parte do conselho de Desenvolvimento Econômico e estavam presentes na reunião Rafaello Furlani Destéfani, representante do poder público, Ivan Luiz Merini, representante do setor de comércio, Mariele Sardanha Ferrari, representante do setor de serviços e Elenice Tomio, representante do setor de turismo. Além deles, Carlos Moser, assessor jurídico da Prefeitura, também esteve presente para auxiliar na discussão de alguns temas.

O encontro teve como pauta a apresentação dos objetivos do conselho, as ações do SEBRAE para o setor de desenvolvimento econômico através do projeto Cidade Empreendedora, a criação do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) e a revisão do Plano Diretor Municipal, que será feito em parceria com a FURB.

Além dos presentes nesta primeira reunião, também fazem parte do Conselho o empresário Maurício Kuhnen, representando o setor industrial, Pedro Berlanda, representando o setor agrícola, e o vereador Márcio da Costa, como representante do poder legislativo. O grupo se reúne toda última sexta-feira de cada mês.

No Conselho de Turismo, participaram representantes do setor privado, setor público e da comunidade. Neste encontro foram colocados em pauta temas como a elaboração do Plano Municipal de Turismo, melhorias dentro da cidade nas rotas do cicloturismo e caminhante do Vale Europeu Catarinense e ações para fomento do turismo, como sinalização turística interna, novas rotas e campanhas nas redes sociais. As reuniões deste conselho acontecem na última terça-feira dos meses pares.


Richard Ferrari – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ascurra