Indaial inicia distribuição de mais de 5.600 kits de alimentação escolar na rede municipal

Indaial inicia distribuição de mais de 5.600 kits de alimentação escolar na rede municipal

28 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Educação, continua neste ano fomentando a política de segurança alimentar e nutricional dos alunos da rede pública municipal. Em abril foram iniciadas as entregas da primeira etapa dos kits de alimentação escolar, que beneficiarão 5.660 estudantes – 1.725 que estão no ensino remoto e 3.935 no ensino híbrido – e totalizam aproximadamente 22.155 quilos de alimentos. Os alunos que frequentam a escola diariamente (todas as semanas) já recebem a oferta de alimentação no intervalo das aulas.

A entrega de kits é de extrema importância, visto que a alimentação é um direito garantido pelo art. 6º da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/1988) e muitos estudantes das redes públicas de ensino têm na merenda escolar sua principal fonte de alimentação, senão a única. Além disso, o papel da alimentação é também manter o sistema imune atuante, fornecendo a ele os nutrientes capazes de ajudar a modular suas respostas.

A equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação realizou uma pesquisa nas Unidades de Educação Infantil e Escolas Municipais com o objetivo de cadastrar as famílias interessadas em receber o kit. Agora, cada Escola e UEI está se organizando para a entrega dos kits às famílias conforme a demanda. Nessa primeira entrega os kits contêm alimentos secos, variando os itens como arroz, leite, macarrão, polvilho, trigo/aveia. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a instituição de ensino.

“Ao longo do ano vamos efetuar mais entregas. Os kits são montados para atender às necessidades nutricionais específicas dos alunos e também garantir variedade e consequentemente bom aproveitamento dos alimentos pelas famílias, incentivando a manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Nas próximas entregas devemos incluir hortifrútis”, explica o secretário interino de Educação, Silvio César da Silva.

A entrega dos kits começou em 2020, num ano atípico em que o setor público precisou inovar para atender a comunidade no cenário de pandemia. No ano anterior, ao longo de cinco entregas, foram distribuídos 29.165 kits de alimentação, totalizando mais de 310 toneladas de alimentos saudáveis aos alunos da rede. Ainda foram entregues 234 kits especiais a alunos com alergia/intolerância alimentar e mais duas toneladas de alimentos aos alunos de famílias beneficiárias de programas sociais, recebidos em parceria com o Instituto Alice Henrique de Campos (Crescer e Semear). A biodiversidade foi valorizada, foram entregues 40 tipos de alimentos secos e 45 de hortifrútis, ovos e temperos frescos.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial