Boletim de Notícias da Prefeitura de Timbó – 10/02/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Timbó – 10/02/2021

10 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Finalizada obra de concretagem do acesso ao Morro Azul

A empreiteira responsável pelas obras de acesso ao topo do Morro Azul realizou na tarde desta quarta-feira (10) a última etapa de concretagem da via. Agora, será necessário esperar até o dia 15, próxima segunda-feira, para o acesso ser liberado para veículos por causa da cura do concreto. Até lá, já a partir desta sexta dia 12, o trecho estará liberado somente para ciclistas e pedestres.

Segundo o engenheiro Rodrigo Becker, diretor do Departamento de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Timbó, com essa etapa de concretagem pronta, praticamente 100% do acesso ao topo do Morro Azul está pavimentado. “Esta obra traz mais segurança para as pessoas que transitam até o alto do Morro para visitar o balanço do infinito e o totem de coração, e principalmente para quem precisa subir de carro para levar os equipamentos para a prática do voo livre”, disse.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Fotos: Divulgação

Pavimentação da última camada asfáltica da rua Tiroleses está em andamento

O Demutran pede aos motoristas que se dirigem ao bairro Tiroleses ou Travessão dos Tiroleses que, se possível, façam o desvio pelo Bairro Dona Clara. Iniciou no final desta manhã de quarta-feira, dia 10, a pavimentação da Rua Tiroleses, com a última camada asfáltica.

Os trabalhos começaram próximo ao Recanto Tirol. A previsão é que em no máximo 10 dias toda pavimentação, com esta última camada até a Escola Municipal Tiroleses, esteja concluída. A via não será interditada totalmente, mas o trânsito estará lento no local.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Foto: Divulgação

Figueiras de Timbó recebem limpeza e tratamento

A Prefeitura de Timbó, através do departamento de Meio Ambiente e com aval do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), está realizando o tratamento e recuperação de duas Figueiras no município. Uma delas, que tem mais de 100 anos, está localizada no Complexo Turístico Jardim do Imigrante. A outra, que tem aproximadamente 60 anos, fica na Rua Nicarágua.

O diretor do Departamento do Meio Ambiente de Timbó, Ricardo Longo Orsi, destaca que essa ação faz parte de um projeto que possui valor ambiental e ecológico, que é o de preservar espécies de árvores de grande valor cênico e até histórico.

“Essa fase inicial da recuperação das Figueiras consiste em corrigir sua estrutura doente, minimizando o gasto de energia que as árvores estão consumindo pelo alto nível de estresse que lhes são causadas. Esse processo de manutenção também corrige erros fundamentais, como o aterro do colo das árvores. Executar uma adubação e descompactação do solo aumenta seu vigor e, consequentemente, sua capacidade de regeneração”, destaca Orsi.

No decorrer deste mês, serão executados os seguintes trabalhos para fins de recuperação e manutenção das Figueiras:

Remoção/poda de galhos indesejáveis e doentes/mortos;

Limpeza da copa com a remoção do excesso de epífitas (bromélias, cactos, orquídeas, etc.), para diminuir a carga (peso) sobre os galhos, e favorecer sua melhor respiração e mais rápida recuperação;

Também serão replantadas algumas espécies de orquídeas, cactáceas e bromélias, preservando assim a importância destes para fauna e flora local;

Também serão feitas quatro pulverizações das copas com bioestimulantes, a fim de acelerar a cicatrização.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Foto: Waldemar Elizio Neto/Ascom PMT