Prefeitura de Ascurra | NOTA OFICIAL – Vacinação contra a Covid-19 em Ascurra.

Prefeitura de Ascurra | NOTA OFICIAL – Vacinação contra a Covid-19 em Ascurra.

10 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

A Prefeitura de Ascurra, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, vem através de nota esclarecer sobre a não utilização de luvas dos profissionais durante a vacinação contra a Covid-19.

As diretrizes internacionais e do Ministério da Saúde NÃO exigem o uso de luvas ao administrar vacinas. As luvas são necessárias no caso de punções venosas para coleta de sangue ou para a administração de soros ou medicamentos endovenosos, pois nesses casos, há risco de exposição a grande quantidade de sangue.

Para vacinas intramusculares, subcutâneas e intradermicas, luvas NÃO são recomendadas. A menos que o paciente ou vacinador apresente lesões na pele. A recomendação do Conselho Federal e Enfermagem – COFEN afirma que “Antes e depois de iniciar a vacinação, lave as mãos com água e sabão ou higienize com solução alcoólica 70% e que seja realizado assepsia no local de aplicação com algodão “.

Reiteramos que todos os servidores da Secretaria de Saúde de Ascurra, bem como os prédios onde os atendimentos estão sendo prestados, seguem todas as normas de prevenção ao Covid-19.


Richard Ferrari – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ascurra