CEIs de Blumenau e Indaial recebem apresentações on-line da peça A Fada Sonhadora, em novembro e dezembro deste ano

CEIs de Blumenau e Indaial recebem apresentações on-line da peça A Fada Sonhadora, em novembro e dezembro deste ano

5 de novembro de 2020 Off Por Redação

 

 

O projeto inovador aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura levará contação de história e oficinas gratuitas voltadas às crianças de 1 a 5 anos

 

Sonhos e contação de história em tempos de pandemia. Em novembro e dezembro deste ano, seis instituições de educação infantil, cinco de Blumenau e uma de Indaial, irão receber apresentações em formato on-line do projeto A Fada Sonhadora. Um conto infantil repleto de sonhos e aventuras, baseado na obra da escritora Nana Toledo, e produzido e organizado pelas atrizes Luciana May e Ruth Rodrigues. Serão seis apresentações gratuitas para os alunos de 1 a 5 anos (e para pais e professores) das entidades CEI Maria Salete Strauch, CEI Professora Lenyr Peiter Starke, CEI Edgar Sasse, CEI Monteiro Lobato, CEI Vereador Evaldo Moritz e UEI Gato de Botas. Além da apresentação, o projeto contemplará oficinas de contação gratuitas para os alunos dos CEIs de Blumenau, com montagem de um livreto artesanal. Todas as ações serão virtuais em virtude da pandemia de covid-19 e todas as apresentações contarão com tradução em Libras.

Segundo a atriz, professora e produtora cultural, Luciana May, antes de cada apresentação as famílias receberão um vídeo-convite encaminhado pelo CEI, onde as contadoras e os bonecos chamam para o espetáculo. “Faremos transmissão ao vivo para cada um dos CEIs. As famílias receberão o link de acesso um pouco antes do início e assistirão de suas casas. Haverá transmissão simultânea em Libras”, acrescenta Luciana. “O legal desse formato é que não somente as crianças, mas toda a família poderá desfrutar desse momento”, celebra.

A atriz e produtora cultural, Ruth Rodrigues, afirma que a equipe envolvida no projeto acredita na importância do acesso à arte, à cultura e à literatura para todas as pessoas. “E esta faixa etária, de 1 a 5 anos, a qual o projeto contempla, não poderia ficar de fora. As crianças de um modo geral dependem integralmente de um adulto para que este as apresente ao universo da arte, por isso estamos levando diretamente aos Centros de Educação Infantil um espetáculo de contação de história sensível e pensado com muito carinho para esse público”, pondera.

Já a oficina é voltada para as crianças de pré-escola, de 4 e 5 anos, de Blumenau. “Cada CEI participante do projeto seleciona uma turma que participará dessa aula. Esta turma também receberá um vídeo-convite. A professora e atriz Luciana May conduzirá esse momento, que tem por objetivo final criar uma história coletiva com as crianças e transformá-la em um livreto artesanal. Este livreto por sua vez será entregue nos CEIs e cada criança participante da oficina terá o seu livro para ilustrar, com a história que ajudou a criar”, declara Ruth.

“Devido a situação em que todos nos encontramos, em isolamento social, não conseguiríamos realizar o projeto de outra forma a não ser on-line. Como as escolas de Blumenau estão utilizando a plataforma do Google Sala de Aula, optamos por entrar nesta aula virtual. Em conversa com as gestoras dos CEIs soubemos que mesmo as crianças pequenas têm participado junto com familiares de vídeo conferências com as professoras. Nesse momento de isolamento são como pequenos respiros, reencontrar, mesmo que de forma virtual, os amigos e a professora. No nosso caso estaremos levando esses dois momentos: o espetáculo e a oficina”, assegura Luciana.

O projeto A Fada Sonhadora é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente a 2ª edição do Prêmio Herbert Holetz, edital 004/2019. Acompanhe toda a programação pelo www.instagram.com/afadasonhadora

SINOPSE
Esta é a história de uma Fada sonhadora e ousada e de um Duende sapeca e orelhudo. Os dois estão sempre em busca de novas aventuras, mas a Fada queria algo inusitado, realizar o maior dos seus sonhos que era voar na vassoura de uma bruxa em noite de lua cheia. Então os dois amigos se unem, mas será que eles conseguirão realizar o sonho da fada?

FICHA TÉCNICA
Baseado no livro de: Nana Toledo
Atuação: Luciana May e Ruth Rodrigues
Duração: 25 minutos
Faixa etária: 1 a 5 anos

SERVIÇO
23 de novembro – apresentação on-line
No período noturno (18h), no CEI Monteiro Lobato, em Blumenau

24 de novembro – oficina on-line
No período noturno (18h), no CEI Monteiro Lobato, em Blumenau
24 de novembro – apresentação on-line
No período noturno (20h) no CEI Professora Lenyr Peiter Starke, em Blumenau

25 de novembro – apresentação on-line
No período noturno (19h), no CEI Maria Salete Strauch, em Blumenau
25 de novembro – oficina on-line
No período vespertino (16h), no CEI Professora Lenyr Peiter Starke, em Blumenau

26 de novembro – oficina on-line
No período vespertino (16h), no CEI Maria Salete Strauch, em Blumenau
26 de novembro – apresentação on-line
No período noturno (19h30), no CEI Edgar Sasse, em Blumenau

27 de novembro – apresentação on-line
No período noturno (19h), no UEI Gato de Botas, em Indaial

30 de novembro – apresentação on-line
No período noturno (19h), no CEI Vereador Evaldo Moritz

01 de dezembro – oficina on-line
No período noturno (19h), no CEI Edgar Sasse, em Blumenau

07 de dezembro – oficina on-line
No período noturno (19h), no CEI Vereador Evaldo Moritz

Gratuita e voltada para alunos e professores das instituições citadas.


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina