Cia Circo-íris anuncia 3ª edição do Circo na Rua, em formato on-line, que ocorre de maio a outubro deste ano pelas redes sociais

Cia Circo-íris anuncia 3ª edição do Circo na Rua, em formato on-line, que ocorre de maio a outubro deste ano pelas redes sociais

19 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

O projeto, premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, contará com apresentações, rodas de conversa, treino de circo, lives, CircoCineClube e todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade, com interpretação em Libras

Palhaçaria, acessibilidade, encontros virtuais e reverência ao circo. De maio a outubro de 2021, a Cia Circo-íris traz a Santa Catarina a 3ª edição do Circo na Rua, na Rede, desta vez em formato on-line devido a pandemia de convid-19. O projeto contará com apresentações de espetáculos circenses, rodas de conversa, treinos de circo, lives e CircoCineClube que acontecerão pelas redes sociais da Cia Circo-Íris. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade, com interpretação em Libras, classificação indicativa Livre, e chapéu virtual para contribuição espontânea e consciente.

“O Circo Na Rua é uma proposta de formação de público no espaço público. O Circo na Rua, na Rede, de 2021, será uma proposta para construir público nas redes sociais, devido ao momento de pandemia em que estamos passando. E essas ações serão uma escola para nós que precisamos aprender e experimentar tecnicamente como é estar em redes sociais. Por isso o projeto inicia as ações pelo Instagram da Cia Circo-íris (@ciacircoiris), e nessa mesma fase também vamos experimentar o Treino de Circo via vídeo-chamada”, explica a artista e produtora cultural, Rafaela Kinas. “Em agosto teremos uma programação mais intensa, com exibição de espetáculo, rodas de conversas e lives, usando o canal do YouTube da Cia, “ complementa Rafaela.

Para o produtor e artista da Cia Circo-Íris, Luca Tuã, a 3ª edição tem o intuito de proporcionar o encontro entre artistas de Santa Catarina e o público. “Esperamos articular possibilidades que gerem fortalecimento para os trabalhadores da cultura da nossa região a partir das trocas entre artistas, da escuta do público e prática dos nossos ofícios em tempos de adversidades”, conclui.

O projeto Circo Na Rua no Vale do Rio Tijucas, idealizado pela Circo-Íris, cia fundada em, 2015 em Florianópolis, por Luca Tuã e Rafaela Kinas, é premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2019), que conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes Populares – Edição 2019.

CIRCO NA RUA
É uma iniciativa da Cia Circo-íris para fomentar as artes circenses sem lona e de rua no estado de Santa Catarina e promover a formação de público em espaços públicos no Vale do Rio Tijucas. A 1ª edição do Circo na Rua aconteceu em duas etapas. A primeira em Canelinha, durante os dias 27, 28 e 29 de março de 2018, no lançamento público do projeto Pequeno Circo de Variedades, premiado pelo edital Elisabete Anderle 2017. Cortejo, apresentações de dois espetáculos circenses, uma roda de conversa, um treino circense ao ar livre e uma sessão de cinema fizeram parte da programação gratuita do evento que teve a participação de aproximadamente 900 pessoas, entre público espontâneo, escolas agendadas e artistas. A segunda etapa da primeira edição do evento aconteceu no mês de novembro de 2018 com a circulação, de contrapartida, da estreia do espetáculo “Pequeno Circo de Variedades”, nas cidades de Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Tijucas, contemplando aproximadamente 350 pessoas de público espontâneo nas quatro apresentações e quatro oficinas de malabarismo e circo. Em 2019, a segunda edição do Circo na Rua veio para fixar no calendário da cidade de Canelinha a celebração do dia Nacional do Circo, dia 27 de março. Um Cortejo, 3 apresentações de espetáculos circenses, um treino circense ao ar livre e uma sessão de cinema integraram a programação gratuita do evento que aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de março e atingiu aproximadamente 1.200 pessoas entre artistas, público espontâneo e escolas agendadas (de Canelinha, São João Batista e Nova Trento).

PROGRAMAÇÃO GERAL CIRCO NA RUA NA REDE 2021
Gratuito e aberto à comunidade
Pelo www.instagram.com/ciacircoiris e canal http://bit.ly/youtubeCiaCircoIris
Logo após cada exibição de estreia dos espetáculos haverá conversa com o grupo na sequência
Os espetáculos ficarão disponíveis por 48h no canal do YouTube da Cia Circo-Íris
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade, com interpretação em Libras, classificação indicativa Livre, e chapéu virtual para contribuição espontânea e consciente pela chave PIX [email protected] (chave tipo e-mail).

MAIO
Dia 27, às 20h: Live de lançamento do evento, pelo Instagram

JUNHO
Dias 01, 08 e 15, às 10h: Treinos de circo, via vídeo-chamada
Dias 03, 10 e 17, às 16h: Treinos de circo, via vídeo-chamada
Dia 24, às 20h: Roda de conversa com a Rede Catarina de Palhaças, pelo canal do YouTube

JULHO
Dias 01, 08, 15, 22 e 29, às 20h: Lives comentando os filmes do CircoCine Clube, pelo Instagram

AGOSTO
Dia 05, às 20h: Live do CircoCine Clube, pelo Instagram
Dia 12, às 20h: Roda de conversa: “A potência dos eventos artísticos realizados por artistas”, pelo YouTube
Dia 19, às 20h: Live de abertura da temporada de apresentações com Clov’s, pelo YouTube
Dia 26, às 20h: Exibição de “O Desembarco”, Circo Pirata Show, pelo YouTube

SETEMBRO
Dia 02, às 20h: Exibição de “Le Cirque Zaztraz”, Circo Pirata Show, pelo YouTube
Dia 09, às 20h: Exibição de “Resquício”, La Luna, pelo YouTube
Dia 16, às 20h: Exibição de “Show em Cinco Minutos”, Dale Circo, pelo YouTube
Dia 23, às 20h: Exibição de “La Conquista”, Dale Circo, pelo YouTube
Dia 30, às 20h: Exibição de “Prometeu”, Diogo Vaz Franco, pelo YouTube

OUTUBRO
Dia 07, às 20h: Exibição de “Contos da Corte”, Cia de la Curva, pelo YouTube
Dia 14, às 20h: Exibição de “A Dita”, Cia de La Curva, pelo YouTube
Dia 21, às 20h: Exibição de “Pequeno Circo de Variedades, Cia Circo-íris, pelo YouTube
Dia 28, às 20h: Live de encerramento com Cia Circo-Íris e Trio Arroz de Festa, pelo YouTube

arte-cartaz
Arte: Isabela Bugmann

Cia Circo-Íris
Foto: Isadora Manerich


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina