Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 02/04/2021

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 02/04/2021

2 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

50 anos do GET – Grupo Escoteiro Timbó

Em março de 1971, numa ação encabeçada pelo Rotary Club Timbó e liderada pelo saudoso Siegfried Pollmann, é fundado o atual Grupo Escoteiro Timbó, que passa a ter sua sede provisória num pequeno rancho ao lado do Pavilhão Centenário de Timbó, hoje denominado Pavilhão Municipal Henry Paul.

Em maio de 1981 a lei 769 reconhece a entidade como de utilidade pública municipal e em 1992, através da lei municipal 1524, a entidade dá sua atual sede para a municipalidade e recebe em troca, por doação, uma ampla área junto a Rodovia Tercílio Marchetti, na estrada Timbó-Rio dos Cedros, aonde então é iniciada a instalação da nova sede escoteira, no que hoje é denominado de “Parque da Apaget”.

Nestes últimos 50 anos chegamos próximos a 2000 registros de membros em nosso Grupo Escoteiro Timbó, que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos que certamente guardarão para sempre na memória.

Nestes 50 anos de história foram centenas de reuniões e encontros na Sede, onde aprendemos através de jogos e canções as habilidades e técnicas escoteiras. Aprendemos a organizar cerimônias, bivaques, acampamentos e tantas outras aventuras.

Participamos de dezenas de excursões onde tivemos a oportunidade de visitar museus, bibliotecas, praias, exposições e tantos outros pontos turísticos. Muitas foram as visitas a outros Grupos Escoteiros a outras cidades e até a outros Estados.

Quantos bivaques onde visitamos cachoeiras, cavernas, fazendas e sítios onde entramos em contato com a natureza e nos divertimos em atividades como mergulhos, explorações, rapel, escalada, trilhas em meio a mata que sempre desperta nossa curiosidade

Não podemos esquecer das atividades comunitárias, momentos onde fomos convocados para ajudar pessoas e projetos que necessitavam de uma maior atenção.

Foram várias ações onde através de eventos promovemos a arrecadação de donativos, de material reciclável, de uma Natal mais solidário, de levar um sorriso e um abraço aos doentes aos mais carentes e aos idosos, que além de presentes materiais necessitavam de um aconchego de uma palavra de esperança para confiarem que dias melhores virão.

Ainda lembramos da nossa contribuição eterna a Natureza através da limpeza de rios, da coleta de lixo descartado indevidamente, do reflorestamento de matas e tantos outros.

Mas isso tudo só foi e é possível graças ao empenho e dedicação de inúmeros adultos, escotistas e dirigentes que voluntariamente deram e dão sua contribuição à atividade escoteira.

Temos que também mencionar nossos pais e responsáveis que confiam a nós seus filhos para que possamos juntos construir homens e mulheres bons e de caráter.

A nossa comunidade, nossa imprensa, nossos dirigentes comunitários e empresários, que sempre corresponderam quando solicitados. Auxiliando e contribuindo em nossos eventos, oportunizando através de contribuições das mais diversas espécies para a manutenção de nossas atividades. E uma menção toda especial aos “em memória” que estão juntos ao nosso Pai Celeste e ao grande Mestre BP.

Por fim, hoje 31.03.2021 em nome do nosso atual presidente da APAGET –Associação de Pais e Amigos do Gruo Escoteiro Timbó – Frederico Emilio Germer, queremos reconhecer e oficializar os 50 anos de história do 20º GET, onde jovens, chefes e dirigentes, ex-membros e comunidade, escrevem adia a dia um belo livro. E tenham a absoluta convicção de que quem bebeu dessa água jamais esquecerá, pois, uma vez “Escoteiro sempre Escoteiro”.

 

Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e-mail: [email protected]