Páscoa em casa: aprenda a receita do Bacalhau à Zé-do-Pipo

Páscoa em casa: aprenda a receita do Bacalhau à Zé-do-Pipo

1 de abril de 2021 Off Por Redação

 

 

Confira o passo a passo do prato de fácil preparo e muito saboroso. Para harmonizar com a receita, a dica do sommelier é apostar no vinho branco.

 

Além de carregar um significado religioso, a Páscoa é também uma boa oportunidade de celebrar a família e a união. Quando o assunto é o cardápio da ocasião, o bacalhau é uma das principais escolhas para a data. A dica para celebrar à mesa a ocasião especial é uma receita de fácil preparo e deliciosa: o Bacalhau à Zé-do-Pipo. Ela leva lombo de bacalhau, a parte mais nobre do peixe. Para facilitar o preparo, o lombo de bacalhau dessalgado da Costa Sul já vem pronto para ser utilizado, sem a necessidade do processo de dessalgue.

Além disso, o prato leva batatas na composição, rendendo 3 porções e o tempo de preparo é de em média 1h. Para deixar o almoço ainda mais especial, pode ser harmonizado com vinho branco. O sommelier da Decanter Blumenau, Sidney Lucas, sugere o rótulo chileno Terranoble Gran Reserva Chardonnay 2017. “Com aromas de abacaxi maduro, limão e toques amanteigados e tostados, o vinho combina muito bem com pratos a base de peixes, como bobó de camarão, ou até vieiras grelhadas”, diz.

 

Receita

Ingredientes

600 g de lombo de bacalhau dessalgado da Costa Sul

400g de batatas descascadas e cortadas em cubos

2 colheres (sopa) de manteiga

2/4 de xícara de creme de leite fresco

100g cebola, fatiada fina

1,5 l de leite integral

25 ml azeite extravirgem

1 folha de louro

18 azeitonas pretas inteiras, sem caroço

Salsinha fresca a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Maionese caseira

1 ovo e mais 1 gema

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon

2 colheres (sopa) de vinagre

Sal e pimenta-do-reino

200 ml de óleo vegetal

Modo de preparo

Cozinhe o bacalhau dessalgado da Costa Sul numa panela com o leite e desligue quando ferver. Conte cinco minutos e tire da panela. Passe para uma travessa e, com um garfo, separe o peixe em lascas. Cozinhe as batatas no leite que sobrou na panela com uma pitada de sal. Escorra e amasse;

Transfira para uma panela e junte o creme de leite e a manteiga, cozinhe mexendo até obter um purê. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Refogue a cebola com azeite, numa panela, junte o louro, uma colher do leite do cozimento do bacalhau, até que fique macia. Reserve. Bata com um batedor de arame (fouet) o ovo com a gema, a mostarda, o vinagre, sal e pimenta. Vá adicionando 200 ml de óleo vegetal, aos poucos, em fio, batendo até formar a maionese. Ponha o bacalhau em um refratário, espalhe a cebola por cima, e cubra com maionese. Disponha em volta o purê de batata, formando uma coroa. Leve ao forno médio para gratinar (30 min). Guarneça com azeitonas pretas e folhas de salsa.

E, pronto, é só se deliciar e aproveitar a sugestão do sommelier.

Crédito da imagem: Divulgação

 


BRUNA GABRIELA ZIEKUHR
Presse Comunicação