Especialista destaca as principais dicas para manter o foco estudando em casa

Especialista destaca as principais dicas para manter o foco estudando em casa

24 de julho de 2020 Off Por Redação

Planejamento e disciplina devem ser aliados à alimentação adequada e exercícios físicos

 

Estudar em casa se tornou uma realidade para milhares de estudantes durante a pandemia. As regras de distanciamento social impuseram um novo ritmo seja para aqueles que se preparam para concorrer a uma vaga em um curso superior ou para aqueles que já estão em sala de aula. Algumas dicas, no entanto, são capazes de facilitar essa nova rotina e podem ser especialmente eficazes para quem tem mais dificuldade em manter a concentração em ambientes com distrações diversas.

Antes de tudo é preciso compreender que cada estudante tem um perfil que precisa ser percebido e considerado no momento de montar um planejamento para estudar em casa. “O melhor de tudo é que, passada a pandemia, as novas habilidades de aprendizagem contribuirão para manter a qualidade dos estudos em tempos normais”, defende Alessandra Schuelter de Moraes, Diretora do IES e da FASC. De acordo com ela existem ao menos sete dicas essenciais para manter o foco e a produtividade mesmo em casa.

– Escolha um ambiente e mantenha-o organizado: busque um ambiente que seja silencioso e bem iluminado. Utilize também mesa e cadeira confortáveis, com altura suficiente para você manter os pés no chão e não forçar ombros, cotovelos e punhos ao digitar ou escrever.

– Crie a rotina e um cronograma de estudo: adapte sua rotina às videoaulas e ao período de estudos para fixar o conteúdo. Mantenha ainda horários constantes para descanso, alimentação e prática de atividades físicas.

– Faça anotações em um caderno: quando escrevemos, o cérebro ativa partes importantes para o aprendizado, por isso, além de ler os textos recomendados pelo professor e prestar atenção nas explicações, é indicado escrever suas anotações em um bloco ou caderno, seja com fichamentos, infográficos e até desenhos.

– Afaste as distrações: quando começar a estudar, esqueça televisão, redes sociais, aplicativos de conversa e tudo mais que possa desviar sua atenção.

– Crie o hábito de ler textos diversos: ler e escrever, embora sejam tarefas aprendidas na pré-escola, são habilidades que devem ser exercitadas. Para isso, leia regularmente livros, revistas e sites.

– Crie um grupo de estudos e mantenha contato com os colegas: se você já participa de um grupo de estudos, mantenha a agenda de encontros virtualmente. Se ainda não tem um, combine com colegas para fazerem videochamadas.

– Tenha momentos de descanso e lazer: embora não seja recomendado sair de casa normalmente, é preciso manter a saúde mental em dia. Para isso, reserve algumas horas todos os dias para se distrair e descansar.

Sobre o IES e a FASC

Com vinte anos de história o IES e a FASC são instituições de ensino que desde a origem se preocupam em oportunizar o ensino de qualidade e acessível para todas as pessoas. Localizadas nos bairros Campinas e Barreiros o IES e a FASC contam com opções de cursos em diversas áreas. Demais informações estão disponíveis em www.iesfasc.com.br.


ESTRUTURA de Comunicação