Hospital Dia do Pulmão recebe teste rápido para diagnóstico do Coronavírus

Hospital Dia do Pulmão recebe teste rápido para diagnóstico do Coronavírus

8 de abril de 2020 Off Por Redação

A unidade realiza o exame em pacientes que têm ou tiveram sintomas da doença.

O Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, em Blumenau, atua dentro dos aspectos técnicos mais avançados da especialidade, seguindo diretrizes das entidades científicas nacionais e internacionais. No que diz respeito ao Coronavírus, o hospital ajustou sua estrutura em relação demanda prevista, dentro das orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.

Para acompanhar o dinamismo das atualizações dos conhecimentos e das condutas, o hospital instalou há cerca de 60 dias o Comitê de Controle da Covid-19, composto por equipe médica, enfermagem, Gestão de Pessoas e Centro de Pesquisas Clínicas, responsável pela discussão e implementação dos eventuais ajustes necessários ao adequado manejo da epidemia.

A partir de hoje, o Hospital Dia do Pulmão realiza os testes rápidos para auxiliar a diagnosticar o Coronavírus. “Com ampla estrutura para atender seletivamente os casos da Covid-19, com corpo clínico capacitado para abordar o novo coronavírus, buscamos ainda manter os cuidados dos pacientes habituais do hospital”, destaca o médico pneumologista e diretor técnico do hospital, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

O teste rápido da Covid-19 é feito, em pacientes que têm ou tiveram sintomas da doença, com uma gota de sangue. O resultado fica pronto em aproximadamente 20 minutos.

Referência na região blumenauense

Há cerca de quatro ano, o Hospital Dia do Pulmão implantou a abordagem médica “point of care”, disponibilizando exames complementares de execução e resultados rápidos, os testes rápidos. Nesta modalidade incluem-se testes virais como o da Influenza e Dengue, testes bacterianos e bioquímicos que auxiliam no diagnóstico das doenças do aparelho respiratório e cardio-respiratório.

Sobre o Hospital

Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento sequencial nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

Outro diferencial é a sala de vacina, com estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (câmaras de  vacina e central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente nesta área.


Bruna G. Ziekuhr – Presse