Transporte público de Indaial: segurança e qualidade a serviço da comunidade

Transporte público de Indaial: segurança e qualidade a serviço da comunidade

19 de junho de 2020 Off Por Redação

A normalização do transporte coletivo em Indaial está em discussão há algumas semanas. A Prefeitura realizou reuniões com a empresa Auto Viação Rainha Ltda, que é a responsável pelo transporte na cidade. Em tratativas, a Prefeitura solicitou à empresa um plano de retomada das atividades, suscitando possíveis custos para o retorno, cuidados a serem desempenhados, volume de veículos transitando, linhas, horários e demais detalhes.

A empresa informou a Prefeitura que realizaria o trabalho operando o sistema com todas as atuais linhas, porém com 70% dos horários; limpeza interna dos veículos pelo menos duas vezes ao dia, utilização do álcool em gel pelos motoristas e a utilização de máscaras pelos usuários e colaboradores.

Além das medidas sanitárias, a Empresa solicitou à Prefeitura o aporte financeiro de R$ 150 mil reais mensais, pelo período de 6 meses, arcando com os custos fixos da operação. A Prefeitura realizou uma importante análise diante das medidas de redução de custeios para o enfrentamento da COVID-19 e a atual situação econômica que se desenhou, e não vê neste momento a possibilidade de assumir um repasse no valor de R$ 900 mil até o fim de 2020, sem prejudicar as demais obrigações já contraídas, principalmente voltadas ao atendimento da saúde à comunidade.

O Comitê Gestor decidiu não acatar os termos apresentados pela empresa, com vista ao elevado custo da operação e a necessidade de cumprimento das metas fiscais relacionadas ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. A Prefeitura de Indaial está com uma licitação para transporte coletivo municipal em andamento e irá aguardar o resultado para voltar a normalidade. Sabemos da importância do transporte coletivo para a comunidade, mas também não podemos arcar com este valor, diante da realidade econômica e de todas as responsabilidades fiscais que temos, principalmente direcionadas para a saúde. Buscamos sempre o melhor para a comunidade com um transporte de qualidade e com segurança aos indaialenses. Vamos aguardar a resposta da licitação para que possamos retornar.

Transporte Intermunicipal

No caso do transporte intermunicipal, Indaial seguirá as deliberações do Governo do Estado e das cidades vizinhas e irá retornar no dia 22 de junho, segunda-feira, dentro das normas da Vigilância Sanitária.