Turismo de Timbó ganha força com união do trade

Turismo de Timbó ganha força com união do trade

15 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

Poder público e iniciativa privada trabalham juntos em ações para promover melhorias no segmento turístico. Iniciativa deu os primeiros passos em 2017, depois da escolha do segmento como um dos eixos estratégicos para serem trabalhados pelo Executivo. A consultoria especializada trouxe novos projetos, cujos resultados já estão em evidência

 

 

A união de esforços entre as esferas pública e privada   tende a dar certo no desenvolvimento de qualquer cidade. Timbó é um exemplo disso. Depois da implantação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/SC para dar suporte de desenvolvimento de gestão aos municípios catarinenses –, que teve o primeiro ciclo em 2017, cinco setores foram definidos como eixos estratégicos para serem potencializados. O turismo foi um deles. Desde então, as diversas iniciativas mapeadas pelo programa ganharam corpo e a Consultoria Estratégica desenvolvida pelo Sebrae Vale do Itajaí colaborou com as mudanças no segmento.

“Timbó é um polo turístico da região e precisava ter esse potencial lapidado. A consultoria do Sebrae foi muito participativa e incentivadora. Ela evidenciou para todos os integrantes do trade o quanto poderia ser feito para o crescimento do setor. A integração entre os envolvidos foi de extrema importância para o desenvolvimento local”, destaca Caroline Laís Reinicke, gestora do departamento de Turismo da cidade.

De acordo com Luciana Thomé, consultora do Sebrae que participou do processo de reestruturação do segmento, tudo foi pensado para atender as necessidades do chamado turista 4.0, mais dinâmico, mais exigente e mais digitalizado. “Construímos as diretrizes para posicionar a cidade como destino na jornada do turista conectado. E mais do que isso, desenvolvemos ações juntamente com os empresários para ampliar a permanência do turista em Timbó. Explorar a qualidade de vida local e valorizar os indicadores fazem parte dessa estratégia, que já foi executada com sucesso em vários lugares do mundo”, comenta.

Assim, um dos principais tópicos apontados foi o desenvolvimento da presença digital da Timbó turística, tanto com ações em plataformas online quanto em trabalhos off-line. “Uma nova identidade visual para a comunicação com o mercado já está em andamento. Além disso, outras ações como reformulação e modernização do site da secretaria de Turismo, campanhas para mídias de redes sociais digitais e experiência virtual estão planejadas para este ano”, pontua Luciana, lembrando também que várias lideranças empresariais estão engajadas em atividades integradas para estimular os turistas a aproveitarem mais a cidade, conhecendo os empreendimentos da cidade.

Todo o projeto foi baseado na infraestrutura de cidade, que sempre se destacou pelas belezas naturais, parques e praças, endossada pela disseminação de empreendimentos voltados ao turismo, como restaurantes, cervejarias e lojas especializadas em produtos locais (gastronomia e artesanato), que colocam Timbó no roteiro de muitos visitantes.

Aloísio Salomon, especialista técnico do Sebrae Vale do Itajaí, ressalta que consultorias como essa elevam ainda mais o potencial turístico que já é uma característica da região. “Todas as cidades das redondezas oferecem algum tipo de potencial turístico que pode ser otimizado. Estar inserido em um contexto que vai trazer resultados positivos, faz crescer as perspectivas econômicas e sociais tanto do poder público quanto da iniciativa provada”, afirma.

Para Tatiana Honczaryk, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), a união do trade turístico de Timbó é um passo significativo para o desenvolvimento do setor. “É um despertar que começou agora e requer engajamento para alcançarmos resultados. E ações como essa, da consultoria do Sebrae, são importantes para o suporte e o direcionamento do grupo, assim como também é papel do poder público participar ativamente deste processo – e o vem fazendo. Essas parcerias são fundamentais para o fomento do turismo na cidade e potencializam ainda mais a região como um todo como um destino turístico de peso em Santa Catarina”, relata.

Diferentes roteiros turísticos, elaboração de um guia, implantação de um centro gastronômico e um mercado público estão nos projetos. “Todas essas possibilidades foram levantadas durante a consultoria. E não só elas, mas também tivemos claro os caminhos que devemos percorrer, em conjunto, para conquistá-las. Sabemos que é viável e estamos trabalhando para fazer de timbó um destino turístico bem estruturado e de destaque em Santa Catarina”, finaliza Caroline.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site


Roberta Koki – Trevo Comunicação
Fotos: Reprodução Internet