Variedade de estilos surpreende público do primeiro dia do Festival Brasileiro da Cerveja

Variedade de estilos surpreende público do primeiro dia do Festival Brasileiro da Cerveja

12 de março de 2020 Off Por Redação

Evento, que começou nesta quarta-feira (11), segue até sábado (14) e reúne apaixonados pela bebida

É fácil se sentir um pouco perdido, meio indeciso diante de tantas opções. Com mais de mil rótulos diferentes servidos por cerca de 100 cervejarias de todo o país, o Festival Brasileiro da Cerveja volta a reunir em Blumenau (SC) o que há de melhor no mercado cervejeiro nacional. O evento ocorre no Parque Vila Germânica de quarta (11) até sábado (14), com expectativa de receber mais de 30 mil visitantes.

A variedade é imensa. Muitos dos estandes oferecem mais de 40 torneiras com diferentes estilos. Há cervejas ácidas. Doces. Amargas. Algumas levam frutas na sua composição, outras envelheceram por alguns meses em barricas de madeiras. A Catharina Sour, único estilo brasileiro reconhecido internacionalmente, marca presença e mostra que, cada vez mais, o público aprecia uma cerveja excêntrica. A IPA, estilo que só fica atrás da tradicional Pilsen em vendas no país, também aparece em muitas variações.

Para o casal Luciano Muziol de Oliveira e Camila Trevisan, de Itajaí (SC), o Festival é uma oportunidade única de conhecer as últimas novidades relacionadas à bebida. “O principal motivo para virmos é a variedade de cervejas de qualidade para provar. O legal é saber o que tem de novo, o que os especialistas indicam”, afirma Luciano. Segundo ele, uma boa forma de se guiar em meio a tantas opções é ir atrás dos medalhistas do Concurso Brasileiro de Cervejas, que ocorre antes do evento começar. Para ajudar a provar mais estilos, estão disponíveis doses de 100ml, 200ml e 300ml nos estandes.

O britânico Ron Pattinson foi um dos jurados do Concurso Brasileiro de Cervejas. Pela primeira vez no país, ele está encantado com o tamanho do evento e do próprio mercado cervejeiro. “Na competição estive provando as amostras sem saber de onde vinham. Agora que o evento começou, quero conhecer todos os rótulos que estavam concorrendo”, conta.

Cervejarias de seis estados e do Distrito Federal participam do Festival. A designer mineira Bárbara Machado se mudou para Blumenau (SC) em abril do ano passado e, em sua primeira noite no evento, pretende visitar algumas das marcas de sua terra natal: “Já conhecia a Oktoberfest, mas nunca tinha ouvido falar do Festival até me mudar para cá. Soube que tem muita cerveja boa, diferente, e tenho certeza que vou me surpreender”.

Festival Brasileiro da Cerveja
De 11 a 14 de março, o público tem a chance de provar os rótulos premiados no Concurso e muito mais. O Festival Brasileiro da Cerveja, acontece nos setores 1 e 2 da Vila Germânica em Blumenau (SC). Na programação, 100 expositores nacionais, 12 pontos gastronômicos e mais de 20 bandas confirmadas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local ou no link http://bit.ly/festivaldacerveja2020.

O Festival Brasileiro da Cerveja é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Parque Vila Germânica. Memo, Angeloni, Fruki e Agrária são patrocinadoras desta edição.


Leo Laps

Foto: Crédito: Daniel Zimmermann