Live de experimentação cênica, da atriz Ruth Rodrigues, ocorre no dia 7 de março

Live de experimentação cênica, da atriz Ruth Rodrigues, ocorre no dia 7 de março

23 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

A apresentação de Todas Nelas acontece às 19h pelo canal do YouTube da artista e contará com roda de conversa on-line e tradução em Libras

 

 

Mulheres na arte, corpo, teatro e montagem. No dia 7 de março, a atriz Ruth Rodrigues apresenta ao público a experimentação cênica em formato digital Todas Nelas, onde cinco mulheres artistas estarão diretamente ligadas à criação de uma esquete-monólogo (peça onde o ator ou a atriz conversa apenas consigo mesmo). A live ocorre às 19h pelo canal do YouTube youtube.com/lucefreitas e após a apresentação haverá roda de conversa sobre o processo da montagem e todas as ações contarão com tradução em Libras. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

A atriz e proponente do projeto, Ruth Rodrigues, explica que a dramaturgia de Todas Nelas ficará a cargo de Sabrina Marthendal, inspirada a partir de outras mulheres da dramaturgia brasileira. A direção será da atriz e produtora cultural, Lu May; e a atuação contará com Ruth Rodrigues. A criação estética e a cenografia da experimentação cênica ficarão por conta da atriz Natele Peter; e a atriz Ana Acácia ficará responsável pelo figurino e ambientação sonora. Além da apresentação, será produzido por meio das redes sociais de Ruth Rodrigues uma espécie de Diário de Bordo da criação da experimentação cênica. “Uma forma de trazer o espectador para dentro deste processo. Ao final da transmissão on-line, teremos uma roda de conversa sobre o processo de montagem e sobre as mulheres na arte, como mais um momento de aprendizado, troca e formação de plateia”, complementa a atriz.

“Temos por objetivo nestas ações oportunizar o acesso ao teatro a toda comunidade, incluindo pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Apresentar uma experimentação cênica de qualidade com uma dramaturgia produzida e encenada por artistas locais, promovendo assim a fruição, apreciação artística e o desenvolvimento cultural”, conclui Ruth.

O projeto Todas Nela, de Mariluce Rodrigues de Freitas (Ruth Rodrigues), é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), do município de Indaial.

SINOPSE
Todas Nela: Uma afirmação tão comum de se ouvir, vem como um desaparecimento certeiro e ao mesmo tempo sem direção. Sem aviso, sem bater, sem anestesia, sem pedir licença. Sem perguntar. Te disseram: “Você é forte”. A experimentação cênica Todas Nela, inédita, é construída de forma coletiva e colaborativa por uma equipe composta inteiramente por mulheres trabalhadoras da cultura da região do Vale do Itajaí. – Nosso corpo é pra quem?

RUTH RODRIGUES
É atriz, produtora cultural e fotógrafa. Bacharela em Artes/Teatro com ênfase em Interpretação, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua na área há 16 anos. Integrou os grupos Sinos Cia de Teatro, Grupo Pé Sujo e Grupo – K Teatro. Atualmente é integrante da Trupe Perambula, faz parte do Movimento TBT – Teatro Blumenau, e representa o mesmo movimento no Teatrando. Iniciou no teatro no Curso de Teatro na Fundação Indaialense de Cultura em 2004, e desde então atuou em mais de 20 espetáculos teatrais em Santa Catarina e pelo Brasil.

SERVIÇO
Live de experimentação cênica Todas Nela, de Ruth Rodrigues
Dia 7 de março, às 19h
Pelo canal youtube.com/lucefreitas e logo após apresentação haverá roda de conversa on-line sobre o processo da montagem
Todas as ações contarão com intérprete de Libras
Evento gratuito e aberto a toda comunidade
Classificação etária: Livre.

Foto: Rodrigo Parucker


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina